Notícias / Água Boa

16/11/19 às 08:47

Estresse hídrico é uma realidade em Água Boa

Para AGR Notícias Inácio Roberto de Água Boa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Estresse hídrico é uma realidade em Água Boa

Junior Garruti

Foto: Inácio Roberto

Apesar das chuvas marcarem até 440mm em algumas localidades da região, em outras, elas não foram suficientes para manter boas condições hídricas do solo. Um dos exemplos é o que aconteceu na Fazenda Xororó, interior de Água Boa-MT. O produtor de soja Junior Garruti conta que em sua propriedade, as lavouras ficaram 12 dias sem chuvas.

Antes da pequena estiagem, o acumulado era de 150 milímetros de precipitação. Com as altas temperaturas e muito sol, as plantas da soja acabaram prejudicadas pelo estresse hídrico. Dessa maneira, algumas plantas não vingaram em alguns talhões de lavouras. Porém, Garruti salienta que isso não chegou a preocupar e, por isso, ele não pensou em promover replantio das áreas. São as condições climáticas adversas em uma época em que as chuvas ainda não se estabeleceram.

A Estação Meteorológica Impac nos Estúdios da Interativa registrou em outubro, 141mm de precipitações. Sebastião Resende na Serrinha registrou em setembro 30mm e em outubro 261mm. Arlindo Mano Milnikel registrou 273mm de chuvas em outubro no PA Jaraguá. No Sítio Morada do Sol de Ricardo Fiorin Neto, no PA Jatobazinho, foram 268mm em outubro. Adelir Uebel, que faz a coleta das chuvas desde o final do século passado (1.997), registrou 126mm no centro da cidade em outubro e 49mm em setembro.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Alceu di Mattos show, em 16/11/19 às 20:19

    Gostei das matérias parabéns sou de Rondonópolis.mais moro em são Paulo.sou repórter vamos trocar informações no YouTube tem vídeos meus alguns.alceu di Mattos show.11 9i9262677 zapp adiciona aí! Abraço amigos e sucesso

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

São Luís em Dezembro

O sinos do Natal já podem ser ouvidos nos seus sons distantes Quando eu era menino e começava, em São Bento, a descobrir o mundo com suas belezas, a primeira coisa que me encantava era o campo verde, lindo tapete de capins:...

 
 
 
 
Sitevip Internet