Notícias / Policial

13/11/19 às 13:00 / Atualizada: 13/11/19 às 14:13

Polícia investiga se vídeo de onças-pintadas mortas foi filmado em Cocalinho

Suspeito afirma que as onças estavam numa árvore e diz que duas delas são filhotes e a outra seria a mãe.

G1 MT e TV Centro América

com redação

Imprimir Enviar para um amigo
Polícia investiga se vídeo de onças-pintadas mortas foi filmado em Cocalinho

Foto: Reprodução/Facebook

A Polícia Civil está investigando um vídeo que circula nas redes sociais mostrando três onças-pintadas mortas a tiro em uma caminhonete. Os policiais receberam a informação de que o crime ocorreu na zona rural de Cocalinho, na região do médio Araguaia.
 
As investigações, que inciaram nessa terça-feira (12), apuram se as imagens são recentes e se teriam sido feitas no município mato-grossense.
 
“As imagens chegaram ao nosso conhecimento e mostram a prática de crime ambiental por parte de duas ou três pessoas. Nas imagens não é possível identificar o local, mas equipes da Polícia Civil já estão nas ruas procurando pistas”, disse o delegado de Água Boa que responde por Cocalinho, Valmon Pereira.
 
O vídeo que circula nas redes sociais é feito por uma mulher. Ela mostra os animais abatidos e ainda parabeniza o suspeito, identificado apenas pelo apelido de 'Carrapicho'.
 
O homem afirma que as onças estavam numa árvore e diz que duas delas são filhotes e a outra seria a mãe. Veja o vídeo abaixo que viralizou nas redes sociais.

Representantes da ONG Panthera afirmaram que tiveram conhecimento do vídeo e aguardam o resultado das investigações para tomar providências.
 
O abate e a caça de onças são crimes ambientais, com pena prevista de seis meses a três anos de prisão e multa.
 
Onça-pintada
 
A onça-pintada é considerada o maior felino do continente americano. A espécie pode viver em vários tipos de hábitat, desde que uma parte da vegetação seja densa. Ela é considerada um animal solitário e territorial.
 
A espécie era encontrada desde o Sudoeste dos Estados Unidos até o Norte da Argentina. No entanto, está oficialmente extinta nos Estados Unidos e já é uma raridade no México.
 
As populações vêm diminuindo devido ao confronto com atividades humanas. A espécie é classificada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como vulnerável e está no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (Cites).
 
O risco de extinção está associado ao comércio. A comercialização da onça-pintada só é permitida em casos excepcionais, mediante autorização expressa.
Imprimir Enviar para um amigo

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

A Exclusão e o Pancadão

Uns anos atrás, escrevi um artigo sobre a repressão praticada pelos seguranças dentro dos shoppings centers em São Paulo, uma vez que não permitiam que grupos de jovens da periferia, que marcavam encontros chamados...

 
 
 
 
Sitevip Internet