Notícias / Internacional

12/11/19 às 06:45

Após renúncia, Evo Morales anuncia saída da Bolívia rumo a asilo político no México

BBC News

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Após renúncia, Evo Morales anuncia saída da Bolívia rumo a asilo político no México

Morales anunciou sua renúncia em um pronunciamento na televisão no domingo (10)

Um dia após renunciar à presidência da Bolívia, Evo Morales confirmou nesta segunda-feira que está deixando seu país rumo ao México, que lhe concedeu asilo político.

Algumas horas antes do anúncio, o governo do mexicano Andrés Manuel López Obrador havia anunciado a concessão do asilo. Morales deve viajar em um avião da Força Aérea do México, fazendo escala em Lima, o que foi facilitado por autoridades peruanas.

"Irmãs e irmãos, parto rumo ao México, grato pela abertura do governo deste povo irmão que nos brindou com um asilo para proteger nossa vida. Dói-me abandonar o país por razões políticas, mas estarei sempre por perto. Logo voltarei com mais força e energia", anunciou Morales, que governou a Bolívia desde 2006, na noite desta segunda-feira pelo Twitter.

 
 
"Hermanas y hermanos, parto rumbo a México, agradecido por el desprendimiento del gobierno de ese pueblo hermano que nos brindó asilo para cuidar nuestra vida. Me duele abandonar el país por razones políticas, pero siempre estaré pendiente. Pronto volveré con más fuerza y energía". Evo Morales Ayma

Mais cedo, o chanceler mexicano, Marcelo Ebrad, justificou a concessão do asilo mencionando "razões humanitárias e em virtude da situação de urgência que a Bolívia enfrenta", onda a "vida e integridade" de Morales correm risco.

O boliviano renunciou à presidência logo após as Forças Armadas "sugerirem" que ele deixasse o cargo para pacificar o país, uma jogada dos militares que seus correligionários e apoiadores classificam como um "golpe de estado".
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

A Exclusão e o Pancadão

Uns anos atrás, escrevi um artigo sobre a repressão praticada pelos seguranças dentro dos shoppings centers em São Paulo, uma vez que não permitiam que grupos de jovens da periferia, que marcavam encontros chamados...

 
 
 
 
Sitevip Internet