Notícias / Tecnologia

11/11/19 às 07:39 / Atualizada: 11/11/19 às 07:57

Porto Alegre do Norte (MT) - Estudante cria equipamento que promete modernizar agricultura

Carro elétrico é movido a energia solar e manda imagens em tempo real da lavoura para analise de agrônomos

Caroline Rodrigues, O Livre

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Porto Alegre do Norte (MT) - Estudante cria equipamento que promete modernizar agricultura

Foto: Arquivo do estudante

O jovem Willyãn Araújo, morador de Porto Alegre do Norte no Vale do Araguaia de Mato Grosso, criou um protótipo que pode trazer grandes ganhos para agricultura de precisão.

Trata-se de um carrinho que pode ser guiado por GPS e consegue andar pelas lavouras, mandando imagens em alta resolução e em tempo real para análise dos agrônomos.

Atualmente, este acompanhamento é realizado por drones e, quando o profissional precisa de uma amostra mais próxima, os técnicos retiram algumas plantas e batem elas em uma espécie de pano.
Em seguida, o material que se solta da planta é analisado em laboratório.

Conforme o estudante, que na época da construção da máquina estudava no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Confresa, o diferencial está na qualidade das informações encaminhadas. Elas permitem que a análise seja realizada sem o técnico precisar se deslocar.

Outra vantagem do equipamento é a facilidade em se manusear – guiado por GPS – e o fato de ser carregado por energia solar, o que o torna sustentável.

Processo criativo

Willyãn conta que a ideia surgiu porque ele acompanha o trabalho dos sojicultores da região e percebeu que havia a necessidade de se aperfeiçoar o processo de análise das plantas.


Protótipo fazendo testes de campo na região de Confresa. (foto: arquivo do estudante)

Como os drones fazem imagens distantes e do alto, a solução será construir um carro que seguiria por baixo, o que implicaria em adaptá-lo para terrenos acidentados.

A partir de então, o jovem começou a desenvolver o trabalho e hoje já está no 3º modelo.

As rodas são de metal e desenhadas em um formato especifico para a atividade. Também há uma placa solar para que o carro não precise de baterias e seja autônomo.

Vizinhos e parceiros

O carro construído por Willyãn custou cerca de R$ 3 mil e o dinheiro foi arrecadado a conta gotas. Toda cidade se mobilizou.

Alguns contribuíram com dinheiro e outros como serviço, como é o caso dos torneiros mecânicos da cidade. Porém, a maior fonte do recurso foi o “paitrocínio”.

“Poderíamos muito reduzir o preço em escala industrial. Já apareceram duas pessoas interessadas em investir. Mas ainda precisamos de algumas pesquisas para inseri-lo no mercado. Por causa disto, houve a desistência”.

O projeto de Willyãn já representou Mato Grosso na MostraTec, uma feira de inovações que reúne projetos de todo o país, no ano retrasado.

Desde então, o estudante concluiu o ensino médio no IFMT e hoje é acadêmico de Ciências da Computação, na Universidade Federal de Tocantins.

Ele continua trabalhando no aperfeiçoamento do projeto e tem o objetivo de conseguir o apoio de investidores.

Ficha técnica:

Carro foi construído para enfrentar terrenos acidentados e tem placa fotovoltaica no topo para captar energia
 
  • Sistema de tração individual 4×4
  • 2,5 kgf/M de torque de eixo
  • Transmissão em tempo real Full HD 1080p a 60fps
  • Dimensões: 41x74x30 cm(LxCxA)
  • Locomoção constante a 5 km por hora
Veja abaixo os vídeos dos testes:

Vídeo Relacionado

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet