Notícias / Curiosidades

07/11/19 às 17:57

​Como o trabalho freelancer vai mudar o mercado em 20 anos?

Jeferson Carlos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Embora muitos pensem que o conceito de ser um freelancer seja novo, a realidade é que o modelo de atuação é antigo. Toda vez que alguém optou por contratar alguém esporadicamente para trabalhar, um freela foi feito.

De antemão, apenas tornou-se digital e hoje é comum encontrar profissionais que tem a sua renda principal disso. Por outro lado, outros usam para complementar a renda e traz para o mercado algo único: maior concorrência.

Entender mais sobre como esse trabalho pode mudar o cenário é algo muito importante e que será explorado. O texto mostrará as principais informações e a seguir reflexões muito importantes serão feitas por parte de todos.
 

Afinal, como o trabalho vai mudar o mercado em 20 anos?

Primeiramente, um freelancer é um termo em inglês e indica “profissional autônomo que executa uma atividade de modo independente”. Sendo assim, pode vir a prestar serviços a vários contratantes ao mesmo tempo.

A característica principal desse profissional é de não vir a possuir um vínculo de trabalho de maneira permanente com os empregadores. Esse fato consegue possibilitar que o freelancer administre e organize o seu trabalho.

É importante entender algumas questões que fazem com que o mercado seja mudado em 20 anos pelo trabalho freelancer. Chega-se ao momento de conferir e obter as principais informações, veja a seguir 5 pontos motivos.


O trabalho é liberal

Antes de mais nada, o trabalho liberal tem crescido e hoje muitos profissionais tem optado por esse caminho. A principal razão é a liberdade e autonomia, ou seja, o freelancer tem condições de aproveitar as vantagens.

Pense em uma empresa e chegue ao cenário conhecido: chefe, empregados, funções que aparecem e gasto com pessoal. É, deu para ver que a vida de uma empresa não é simples e o freelancer entra na contramão disso.

O projeto é criado e o freela precisa cumprir uma determinada função, ou seja, a contratação é para isso. Logo, o dinheiro é pago quando tudo é concluído e isso faz com que o freelancer trabalhe fortemente em prol disso.

Para a empresa ainda existe outra vantagem e trata-se de não precisar formalizar ou pagar qualquer imposto. Segundo os especialistas, o funcionário pode custar até o dobro devido a todos os encargos trabalhistas.


A contratação é por projeto

Não há nada pior para uma empresa do que ter um funcionário parado ou fazendo algo contra a sua vontade. Pense em um programador Java e a empresa não tem trabalho pelos próximos 15 dias, o que aconteceria?

É provável que o profissional vá até a empresa e não encontre trabalho, precisando ficar fazendo algo de fora da sua função. Assim, a chance de estar insatisfeito é grande e o comum é não ter um rendimento interessante.

Quando um freelancer é contratado para um projeto, o seu trabalho se dá apenas até a conclusão. Em seguida, o freela pode buscar outros trabalhos e a empresa segue a sua atuação, sem existir qualquer tipo de vínculo.

As vantagens acontecem para ambos os lados, porque o profissional não precisa sair de casa e não tem gastos. A empresa não registra e contrata apenas de acordo com a necessidade, ou seja, o custo é bem menor.
 

O profissional tem condição de trabalhar em casa mesmo

O futuro está ligado ao home office ou mesmo trabalho a distância e parece o paraíso, não é mesmo? Trabalhar de casa e estar perto da família, podendo fazer o seu horário e não enfrentar um chefe presencial, parece excelente?

É fato que é e a alternativa mais interessante é conhecer as razões que fazem com que o trabalho remoto aconteça. Dessa forma, é importante conhecer mais e veja a seguir por quê é interessante para as pessoas:
  • O tempo gasto até o trabalho nas grandes cidades é grande e compromete uma boa parte do dia;
  • Dependendo da cidade ou da região, o profissional pode ter dificuldades para conseguir trabalhar;
  • O freelancer pode fazer o seu salário e não há limite, porque muitos ganham valores bem elevados.
Desde já, o mais interessante é entender que o futuro é assim e cada vez mais as pessoas irão preferir trabalhar em casa. Em suma, o freelancer está atuando agora naquilo que irá acontecer em um futuro muito próximo.


Possibilidade de trabalhar em muitos projetos ao mesmo tempo

Imagine um freelancer que escreve textos para sites e que tem a chance de pegar 5 empresas diferentes. Ao mesmo tempo, os ganhos serão elevados e existe a chance de pegar quantos projetos o profissional desejar.

Continuando no exemplo anterior, imagine que cada projeto possa pagar R$ 1 mil por mês. Em seguida, faça as contas e o valor final ficará em R$ 5 mil, ou seja, é um valor muito interessante e que facilita bastante a vida, certo?

A questão por trás desse fato é simples e objetiva: o freelancer tem todas as condições para fazer a sua rotina de trabalho. Entretanto, para continuar mantendo a qualidade e a dica é não “dar um passo maior do que a perna”.
 

No futuro, o trabalho será mais “informal” do que atualmente e o freelancer é o caminho natural

À primeira vista, nas duas maiores do planeta, Estados Unidos e China, é comum que o trabalho seja mais “informal”. Todavia, não é válido entender como algo negativo e nos países, citados acima, o modelo funciona bem.

A grande questão é que as empresas não terão profissionais em seu quadro para ficar apenas como um número. Os orçamentos estão ficando cada vez mais enxutos e a internet possibilitou que a divulgação fosse mais barata.

A guerra não é mais comercial, mas é virtual e tecnologia, ou seja, a tendência para o futuro é o caminho do freelancer. Esses profissionais estão em vantagem em comparação aos demais e vale a pena pensar nisso.

Por fim, a dica mais importante para os futuros freelancers é terem disciplina para cuidarem da sua própria rotina. Em síntese, em 20 anos os freelas terão a chance de ganharem mais e as empresas poderão gastar muito menos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet