Notícias / Curiosidades

07/11/19 às 17:46

5 vantagens de fazer um bom inventário de estoque

Jeferson Carlos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Primeiramente, o estoque pode ser definido como a acumulação armazenada e é inerente a recursos do sistema de produção. Assim, entender as vantagens de fazer um bom inventário de estoque é fundamental.

Vale lembrar que as operações também estão inclusas nisso e é inerente aos recursos que foram armazenados. Por mais que o foco seja nos comércios, a realidade é o que estoque engloba grande parte das organizações.

Um inventário do estoque é fundamental, porque é o que registra os itens existentes e os que foram vendidos. Grande parte das empresas devem aprender a aproveitar as vantagens que esse tipo de escolha pode trazer.


Quais são as vantagens de fazer um bom inventário de estoque?

Antes de mais nada, um inventário de estoque é uma das práticas mais utilizadas e traz bons resultados para a empresa. O objetivo é conseguir conferir se as informações estão corretas nos momentos de entrada e saída.

Uma das vantagens de fazer um bom inventário de estoque é conseguir identificar, classificar e contar os produtos armazenados. Para que possa funcionar, é essencial que exista um conhecimento detalhado sobre os itens.

A falha nessa identificação pode trazer um esquecimento dos itens que não foram dados baixa no estoque. Logo, é importante entender como esse ponto é crucial para a empresa e a seguir veja o que inventário de estoque evita:
  • Informações confusas, pois o produto é vendido e no sistema segue como existente;
  • A chance de existir fraudes ou mesmo desvios será algo muito grande;
  • Por não ter sido dado baixa, um item consta no sistema e acaba inutilizando um espaço;
  • A probabilidade de alguém se confundir é sempre grande.
A princípio, é fundamental tentar evitar esses pontos que foram citados acima e que precisam ser seguidos. Assim, chegou a hora de conferir melhor essas 5 vantagens de fazer um bom inventário de estoque e a seguir confira.


Auxilia a reduzir perdas

De antemão, quando não existe um inventário de estoque algo bem perigoso acaba acontecendo. Trata-se de as saídas serem imprevistas e não são registradas, ou seja, é um risco e precisa ser evitado.

Certamente que é favorável que possa acontecer alguns desvios de itens presentes no estoque e eleva a chance de existir perdas. O principal é encontrar maneiras para diminuir essa probabilidade, e pensar nisso é bom.

A primeira das 5 vantagens de fazer um bom inventário de estoque é justamente evitar as perdas. Assim também, a falta de controle pode elevar bastante o desperdício e o custo, porque a ligação entre ambos é direta.

Excelentes oportunidades podem ser desperdiçadas e a falta de identificação sobre o giro do estoque é negativo. A dica é investir em um inventário e a tendência natural é que o retrabalho possa ser diminuído facilmente.


Melhora o uso do capital de giro

O estoque é um ativo da empresa e prestar atenção nesse detalhe é importante, sempre reconhecendo a importância. Embora muitos não pensem nisso, a verdade é que representa dinheiro e pode não ser pouco.

À primeira vista, influencia bastante a necessidade de capital de giro e, se maior for, a necessidade de capital será elevada. Por consequência, a chance de a empresa ter um retrabalho financeiro pode ocasionar um grande risco.

Uma das principais vantagens de fazer um bom inventário de estoque é justamente dimensionar o fluxo de modo adequado. Por outro lado, pode diminuir o custo e fornecer para a organização um benefício muito grande.

Fato é que a boa utilização do capital de giro é possível quando o estoque é controlado da maneira correta. Em seguida, permite que a empresa possa respirar e focar aquele dinheiro para algo que realmente tenha importância.


Otimiza espaços

O estoque ocupa o seu espaço e também mobiliza bastante os recursos do seu negócio, ou seja, é algo relevante. Quando alguém opta por fazer um inventário, é mais simples de descobrir o tamanho real do seu estoque.

Vale destacar que também engloba as características e permite que dê para agir em prol de uma melhoria do espaço. Sendo assim, a utilização pode ser otimizada e no final das contas é que traz diferenciais para a organização.

A terceira das vantagens de fazer um bom inventário de estoque precisa ser feita com muito critério. Sob o mesmo ponto de vista, confira abaixo confira algumas atitudes que podem ser tomadas e que darão resultado:
  • Reorganizar os produtos e poder criar um espaço mais otimizado;
  • Identificar as falhas e ter condições de melhorar o espaço;
  • O espaço pode ser ampliado e sem gastar nenhum dinheiro.
Deu para perceber que é algo fundamental para as empresas e não é complicado de ser feito. Entretanto, é fundamental apenas que o estudo seja feito com atenção e a probabilidade de funcionar será muito maior.


Ajuda a evitar a perda de vendas

Imagine uma grande loja de roupas e que tem um estoque bagunçado, qual o tempo gasto para buscar uma peça? Se coloque no lugar daquele cliente e a sensação de esperar seria boa ou não? Tente ser honesto.

A realidade é que a falta de controle de estoque pode elevar a chance de também existir algum tipo de desabastecimento. Em suma, é fato que existirá uma perda e a consequência é menor dinheiro para o caixa da loja.

Uma característica muito comum presente nesse ponto é que a empresa tem mais produtos à disposição. Por exemplo: se um tênis tiver vendas repentinas, loja tem condições de ter muito exemplares no seu estoque.
 

Eleva o conhecimento sobre o estoque que a própria empresa possuí

O controle sobre o estoque é válido e auxilia a ter mais informações sobre os itens que já passaram pelo estoque. Além disso, permite entender quais são os produtos que tiverem ou tem mais giro, ou seja, que vende mais rápido.

Todas as vantagens de fazer um bom inventário de estoque ajudam a ter um planejamento muito mais assertivo. O custo de criar um é bem menor do que todo o retrabalho e prejuízos que a falta disso pode trazer a empresa.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet