Notícias / Cidades

03/11/15 às 11:19

Cartório do 2º Ofício de Canarana conquista Certificação Nacional de Qualidade

Apenas quatro cartórios em MT adquiriram a certificação

Danymeire Ramos Carvalho em colaboração

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Como resultado de muito investimento e dedicação, o Cartório do 2º Ofício de Canarana conquistou o Certificado NBR 15.906, um selo nacional de qualidade da área de gestão empresarial para serviços notariais e registrais.

Para ser avaliado e poder receber a certificação, o Cartório passou por uma auditoria em agosto deste ano, na qual foram analisados vários itens, como foco na equipe profissional, foco na parte interessada, liderança, gestão de pessoas, gestão socioambiental, gestão dos processos de prestação de serviço, planejamento estratégico e gestão de resultados.

O Cartório do 2º Ofício de Canarana faz parte dos quatro cartórios do estado de Mato Grosso que conquistaram a certificação. Todos têm em comum mulheres na administração. Coordenado pela tabeliã Cristina Bergamaschi, o que não falta no Cartório de Canarana é comprometimento.

“Como o serviço de um cartório é uma delegação do Estado, considero que como delegatária dele, tenho a obrigação de prestar o melhor serviço possível para a comunidade onde atuamos”, declarou Cristina.

Investimentos
Comprometida com seu papel, a tabeliã sempre teve consciência de que era necessário fazer mais para que o Cartório do 2º Ofício alcançasse excelência. Foi quando ela começou a investir em seu quadro de colaboradores.

“Eu já tinha essa noção, mas precisava de alguém que entendesse de gestão de pessoas, e então descobri a psicóloga Keila Tonelli, que prestava serviços de gestão empresarial. Em 2005 ela começou esse trabalho de desenvolvimento com a equipe do Cartório, visando oferecer um melhor serviço”, contou.

Segundo Cristina, a psicóloga trabalhou liderança, desenvolvimento pessoal, pesquisa de clientes e recursos humanos, nos anos de 2005 e 2008. Além disso, o Cartório contou com o apoio do tabelião substituto, Gilmar de Oliveira, que desenvolveu alguns trabalhos levantando deficiências, pontos fracos, pontos fortes e questões para melhorar.

Em 2014 novos investimentos foram feitos. O Cartório trouxe profissionais da área, desenvolveu algumas questões que faltavam, como o controle de documentos, organização do fluxo de trabalho e adequações na estrutura física. “Já tínhamos muita coisa, mas faltava evidência, escrever os processos, e tínhamos algumas adequações que conseguimos terminar este ano, como a adaptação do banheiro para cadeirantes”, acrescentou.

A partir daí, os treinamentos foram constantes, a equipe do Cartório trabalhou nas áreas de satisfação dos clientes internos e externos, gestão de pessoas e treinamentos técnicos de forma geral. Este ano os trabalhos continuaram, foi possível concluir o plano de carreira e salários, e os indicadores de produtividade, além de revisar a política de gestão de pessoas. Nesses trabalhos, o Cartório contou com a ajuda da Cenci Consultoria e Desenvolvimento, por meio da coach Fernanda Cenci.

Premiações do Cartório
Com todos esses investimentos, o Cartório do 2º Ofício de Canarana já conquistou prêmios importantes. Foram três prêmios nacionais, o PQTA (Prêmio de Qualidade Total Anoreg), todos na categoria Ouro, conquistados em 2011, 2013 e 2014. E também um prêmio estadual, o PIQ/MT (Programa Inspire Qualidade Total nos Serviços Notariais e Registrais), conquistado este ano, na categoria Ouro.

O significado da certificação
Para a tabeliã do Cartório do 2º Ofício, a certificação pela NBR 15.906 é a recompensa de um investimento técnico, de tempo, recursos e comprometimento. “A certificação nos diz o que sempre buscamos. Ela traz o retorno, comprovando que estamos no caminho certo e não podemos parar. A certificação vale por três anos, por isso precisamos sempre estar investindo, pois podemos até perdê-la se nossa qualidade cair. Ou seja, é uma tradução de todo o trabalho da nossa equipe”, concluiu.
  • Cartório do 2º Ofício de Canarana conquista Certificação Nacional de Qualidade
  • Cartório do 2º Ofício de Canarana conquista Certificação Nacional de Qualidade
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet