Notícias / Saúde

05/11/19 às 10:42 / Atualizada: 05/11/19 às 10:52

Trindade (GO) - Mulher de 35 anos com rosto deformado pede ajuda para fazer cirurgia: 'meu pior inimigo é o espelho'

Marta Helena Barbosa, de 35 anos, conta que não consegue emprego por causa da aparência e vive isolada dentro de casa, em Trindade. Com dois filhos e sem trabalho, ela passa por dificuldades financeiras e teme perder a casa.

Lis Lopes, G1 GO

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Trindade (GO) - Mulher de 35 anos com rosto deformado pede ajuda para fazer cirurgia: 'meu pior inimigo é o espelho'

Marta Helena Barbosa sofre preconceito por causa da doença

Foto: Lis Lopes/G1

Aos 35 anos de idade, tudo o que Marta Helena Barbosa deseja é uma chance de recomeçar a vida sem ser julgada pela aparência. Por causa de uma doença considerada rara, Marta Helena, que mora em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, tem o rosto deformado, o que a faz sofrer preconceito e não conseguir emprego. Por isto, ela pede ajuda para fazer uma cirurgia plástica.
 
“Meu maior sonho é fazer essa plástica no rosto, não para eu ter beleza, mas para trabalhar e conseguir criar meus filhos. Não consigo [trabalhar] porque hoje em dia o que manda é a aparência”, diz.
 
Ela tem neurofibromatose, uma doença genética que pode causar tumores no sistema nervoso, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Segundo Marta, a condição surgiu quando ela tinha 1 ano de idade, mas passou a se manifestar de forma visível a partir dos 15 anos. Ela conta que vive isolada “desde quando se entende por gente”.

 
“Não tem coisa mais doída que você sair e os outros apontarem o dedo. Meu pior inimigo é o espelho. Fico mais isolada. Só saio para arrumar alguma documentação, ir ao hospital, mas, mesmo assim, só saio de cabeça baixa”, afirma.
 
 
Para Marta, a cirurgia seria uma forma de acabar com a humilhação e preconceito que tem enfrentado nos últimos 20 anos.
 
“Preciso da cirurgia para eu parar de ficar me humilhando para os outros, porque você bate de porta em porta, e a porta sempre está fechada. Porque preciso trabalhar para ter um objetivo na vida e conseguir cuidar dos meus filhos. Se eu não fizer isso, vou perder onde moro”, diz, emocionada.
 
Medo de perder a casa
 
Desde a comprovação da neurofibromatose, aos 12 anos, Marta Helena recebe auxílio-doença mensalmente. O valor é equivalente a um salário mínimo.
 
No entanto, o dinheiro não é suficiente para sustentar ela e os dois filhos, de 17 e 15 anos. Os três moram em uma casa que ela construiu com o dinheiro da venda de balinhas na rua, mas as prestações do lote ainda precisam ser pagas ao longo de 12 anos.
 
“Todo mês é R$ 380 do lote. Aí tem água, energia, despesa dentro de casa, o bujão de gás, material escolar dos meninos, e aí vai indo”, comenta.
 
 
Marta Helena precisa de ajuda para pagar lote onde mora, em Trindade — Foto: Lis Lopes/G1
Marta Helena precisa de ajuda para pagar lote onde mora, em Trindade — Foto: Lis Lopes/G1
 
Segunda cirurgia
 
Marta Helena conta que chegou a ganhar uma cirurgia plástica, há 15 anos, de um médico de Trindade que se comoveu com a situação dela. No entanto, após 10 anos, as deformidades provocadas pela doença voltaram a aparecer no rosto dela.
 
Ainda segundo Marta, ela conseguiu um encaminhamento para a cirurgia no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo (Crer), mas ainda não sabe quando ou se o procedimento será realizado.
 
“Saiu uma vaga para mim no Crer, mas até agora só passei por consulta e fiz uma ressonância. Nem sei se essa cirurgia vai sair mesmo”, diz.
 
Em nota, o Crer informou que o médico responsável pela consulta de Marta solicitou exames. Porém, até o momento, a unidade afirmou que não recebeu autorização para o agendamento no Crer.
 
"Como a paciente é de Trindade, as solicitações devem ser levadas para a Secretaria Municipal de Saúde do município de origem para a devida autorização. Neste caso, a unidade orienta que a paciente entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de origem para mais informações sobre essa autorização", informou o Crer.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet