Notícias / Educação

05/11/19 às 09:44

Aripuanã - Nexa e Senai iniciam novas turmas de qualificação

Objetivo é criar oportunidades para que moradores possam se beneficiar das ofertas de trabalho que estão surgindo no mercado de trabalho

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Aripuanã - Nexa e Senai iniciam novas turmas de qualificação

Foto: Assessoria

Na última segunda-feira (28), iniciaram as aulas para as primeiras turmas de três cursos gratuitos que integram uma nova etapa do Programa de Qualificação e Capacitação de Mão de Obra, desenvolvido pela Nexa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). A iniciativa tem como objetivo qualificar e capacitar jovens e adultos de Aripuanã para que possam aproveitar as oportunidades que estão sendo geradas no mercado de trabalho em geral.

Os cursos de Pedreiro de Alvenaria, Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo possuem duração de 160 horas e estão sendo realizados na Escola Estadual Professor Elídio Murcelli Filho. No total, ao longo de 2019 e 2020, serão 350 vagas para 10 cursos gratuitos em diferentes áreas.

Gisele Clemente de Souza, de 23 anos, integra a turma de 40 alunos do curso de Assistente Administrativo. A jovem ficou sabendo da oportunidade de qualificação por meio das redes sociais e não pensou duas vezes em garantir sua inscrição gratuita. “Essa é uma ótima oportunidade, pois a qualificação profissional nos prepara para os postos de trabalho que estão surgindo em Aripuanã”, afirma.

Para Miriam Dutra Teixeira, de 19 anos, aprender nunca é demais. Ela ocupa uma das vagas disponibilizadas para o curso de Assistente de Recursos Humanos. “É uma grande oportunidade que a Nexa está trazendo para a cidade e a gente tem que aproveitar. Além disso, é ótimo para adquirirmos conhecimento em diferentes áreas”, diz.

No curso de Pedreiro de Alvenaria, as mulheres também estão presentes. Suéllen Andrade de Oliveira Martins, de 29 anos, está entre os 25 matriculados para o curso. Ela mora há quase vinte anos em Aripuanã e, atualmente, ocupa a função de Auxiliar Administrativo na área Segurança do Trabalho na Nexa, entrou no curso para realizar um sonho. “Quero ter conhecimento técnico para ajudar a construir a minha própria casa. E, claro, com a formação, posso concorrer com mais chances as oportunidades que estão surgindo no município”, esclarece.

O Coordenador Administrativo dos Projetos de Educação do Senai em Aripuanã, Leocir Rondine Junior, destacou que a participação da população em ações de qualificação profissional vem sendo bastante positiva. “Em poucos dias de matrícula atingimos a capacidade máxima ofertada para os cursos. Isso mostra que a aceitação por parte da população está sendo muito boa”, destaca.

Sérgio Oliveira, consultor de Relacionamento com Comunidades da Nexa, ressaltou que os cursos possuem o objetivo de preparar a população para os mais diversos setores do mercado de trabalho. “Os profissionais que estão sendo qualificados e capacitados terão um diferencial para as futuras oportunidades de trabalho que estão surgindo com a implantação do nosso empreendimento. Não são demandas apenas da Nexa, mas também de diferentes setores que atuam no município”.

Programação em 2020

Na programação a ser oferecida em 2020, está prevista uma segunda turma, com mais 25 vagas, para o curso de Pedreiro de Alvenaria, com 160 horas de duração.

Além disso, estão na lista os cursos de Pintor de Obras Imobiliárias, Carpinteiro de Obras, Armador de Ferragens (duas turmas), Eletricista de Instalações Prediais (também com duas turmas), Aplicador de Revestimento Cerâmico e Encanador Industrial, todos com 25 vagas por turma e carga horária de 160 horas. Já o curso de Soldador no Processo Eletrodo Revestido será disponibilizado com 20 vagas.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil.  Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.
  • Aripuanã - Nexa e Senai iniciam novas turmas de qualificação
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet