Notícias / Acidentes

02/11/15 às 20:04 / Atualizada: 27/01/23 às 11:50

Corpo de piloto de avião que morreu após acidente é enterrado em Rio Verde

Familiares e amigos prestaram homenagens a André Textor, de 30 anos. Aeronave da vítima caiu no mar após série de acrobacias na Bahia; veja vídeo.

Paula Resende Do G1 GO

Imprimir Enviar para um amigo
Corpo do piloto André Textor é enterrado em Rio Verde, Goipas (Foto: Karla Izumi/ TV Anhanguera)Corpo do piloto André Textor é enterrado em cemitério de Rio Verde
(Foto: Karla Izumi/ TV Anhanguera)

 
O corpo do piloto André Textor, de 30 anos, que morreu após sofrer um acidente durante uma apresentação aérea na Bahia, foi enterrado na manhã desta segunda-feira (2) no cemitério de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Sob chuva, amigos e familiares prestaram homenagens ao homem.
 
 
Minutos antes do sepultamento, os presentes rezaram e, em seguida, deram uma salva de palmas. O caixão do piloto foi sepultado com uma bandeira do Brasil, a mesma que o cobria durante o velório, iniciado na noite de domingo (1º). O corpo foi levado à cidade em que a vítima morava por um avião da Força Aérea Brasileira.
A aeronave que André pilotava caiu no mar, no último sábado (31). Vídeos mostram o momento do acidente e a aeronave submersa. O homem chegou a ser socorrido e levado a um hospital de Salvador, mas não resistiu.

Segundo familiares, André tinha mais de três mil horas de voo e fazia acrobacias aéreas há nove anos. Ele fazia parte de uma esquadrilha junto com o pai, Ruy Alberto Textor e o irmão, Tiago Textor. O trio realizava apresentações em várias partes do país e tinha sede em Rio Verde.
 
Corpo do piloto André Textor é enterrado em Rio Verde, Goiás (Foto: Karla Izumi/ TV Anhanguera)Familiares se emocionam em enterro do corpo de André
(Foto: Karla Izumi/ TV Anhanguera)

 
Após a morte do filho, Ruy Alberto lamentou o acidente. Segundo o pai, ele era apaixonado pelo que fazia e deixa a esposa, que está grávida, e uma filha de 2 anos. “Era um grande herói. Ver um filho teu morrer assim é muito forte a dor. A família interia está muito triste”, disse.

O pai do piloto lembrou que a paixão do filho pela aeronáutica começou ainda criança. “Desde pequeno ele me via voar. Começou daí”, contou. Ainda segundo Ruy, André Textor foi campeão brasileiro de acrobacias aéreas na categoria advanced neste ano e queria disputar o campeonato mundial. “Era o sonho dele”.
 
O pai e os filhos nasceram em São Sepé (RS), mas moram em Rio Verde há 20 anos. Conforme o pai, André vai ser lembrado como uma pessoa muito querida por todos. “Ele era muito carismático, todo mundo gostava muito dele. Era apaixonado pelo que fazia. Ele era muito admirado por todos que o conheciam e tratava todo mundo igual”, lembrou.

Acidente
O piloto estava em Salvador para uma apresentação em comemoração ao Dia do Aviador, celebrado no dia 23 de outubro, e ao Mês da Asa, que lembra o primeiro voo de Santos Dumont em 1906. Ele pilotava uma aeronave PR-ZVX, modelo Slick 540.
 
André Textor, 30 anos, morreu após sua aeronave cair no mar durante acrobacia , Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)André Textor, 30 anos, morreu após acidente com aeronave
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

 
O avião colidiu contra a água após realizar diversas acrobacias no ar. A aeronave afundou no mar logo após a queda. Conforme a assessoria da Aeronáutica, a apresentação estava no fim quando o acidente aconteceu, perto do Farol da Barra, em Salvador (BA).

Após a queda, duas equipes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), embarcações da Marinha e mergulhadores participaram das buscas. Os bombeiros resgataram André, que foi socorrido, mas não resistiu.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, por meio de nota, que a Aeronáutica já iniciou as investigações par apurar as causas do acidente.
 
Aeronave participava de apresentação em comemoração ao dia do Aviador (Foto: Darlan Azevedo/Arquivo pessoal)Aeronave participava de show em comemoração ao dia do Aviador
(Foto: Darlan Azevedo/Arquivo pessoal)

Avião cai e mata piloto que se apresentou em Água Boa

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet