Notícias / Saúde

02/11/15 às 16:26

Pesquisas revelam boas novidades para a saúde masculina

Tabata Mertz

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Em 2015, aproximadamente 68 mil brasileiros foram diagnosticados com câncer de próstata, o que coloca a doença como a segunda maior causa de morte por câncer nos homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Devido ao seu desenvolvimento lento, o câncer de próstata muitas vezes passa desapercebido e só é descoberto no estágio avançado da doença, quando a possibilidade de cura já é menor, comprometendo drasticamente a saúde e a qualidade de vida do homem.

Alguns hábitos como manter uma vida fisicamente ativa, com uma alimentação saudável, evitar vícios como o tabagismo e consultar regularmente um médico podem reduzir as chances de desenvolvimento da doença e, recentemente, foi descoberta uma boa novidade para a saúde masculina. Um estudo comprovou que ejacular mais pode prevenir o desenvolvimento do câncer de próstata, isso porque a glândula é produtora de parte do sêmen – líquido que contém os espermatozoides.

A pesquisa foi realizada pela universidade de Harvard e acompanhou 32 mil homens ao longo de 18 anos. Cerca de 3.900 homens desenvolveram algum tipo de câncer de próstata, porém, homens entre 40 a 49 anos que ejaculavam ao menos 21 vezes por mês reduziram esse risco em até 22%, em comparação com homens da mesma faixa etária que ejaculavam de quatro a sete vezes por mês.

Outra boa notícia é que beber café pode reduzir o risco de desenvolvimento da disfunção erétil, segundo outra pesquisa, realizada pela Universidade do Texas, que acompanhou a dieta de quatro mil homens. Aqueles que tinham o hábito de beber café apresentavam até 42% menos chances de ter o problema.

Como é diagnosticado o câncer de próstata
Alguns dos principais sintomas da doença podem ser mascarados devido ao acesso à medicamentos que apenas remediam momentaneamente o problema. Um exemplo é a dificuldade de ereção – tomar um comprimido pode devolver a ereção por um determinado período e o homem acaba não investigando a fundo qual o motivo de ter essa dificuldade.

Outros sintomas possíveis do câncer de próstata são: dor lombar, na bacia e nos joelhos, além de sangramento pela uretra. O ideal é consultar imediatamente um médico especialista caso o homem perceba algum desses sintomas.

A principal forma de prevenir a doença é realizando os exames de verificação da glândula solicitados pelo médico, especialmente na terceira idade, quando o desenvolvimento do câncer de próstata é mais comum.
 
 
 
Sitevip Internet