Notícias / Saúde e Ciência

02/11/15 às 16:26

Pesquisas revelam boas novidades para a saúde masculina

Tabata Mertz

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Em 2015, aproximadamente 68 mil brasileiros foram diagnosticados com câncer de próstata, o que coloca a doença como a segunda maior causa de morte por câncer nos homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Devido ao seu desenvolvimento lento, o câncer de próstata muitas vezes passa desapercebido e só é descoberto no estágio avançado da doença, quando a possibilidade de cura já é menor, comprometendo drasticamente a saúde e a qualidade de vida do homem.

Alguns hábitos como manter uma vida fisicamente ativa, com uma alimentação saudável, evitar vícios como o tabagismo e consultar regularmente um médico podem reduzir as chances de desenvolvimento da doença e, recentemente, foi descoberta uma boa novidade para a saúde masculina. Um estudo comprovou que ejacular mais pode prevenir o desenvolvimento do câncer de próstata, isso porque a glândula é produtora de parte do sêmen – líquido que contém os espermatozoides.

A pesquisa foi realizada pela universidade de Harvard e acompanhou 32 mil homens ao longo de 18 anos. Cerca de 3.900 homens desenvolveram algum tipo de câncer de próstata, porém, homens entre 40 a 49 anos que ejaculavam ao menos 21 vezes por mês reduziram esse risco em até 22%, em comparação com homens da mesma faixa etária que ejaculavam de quatro a sete vezes por mês.

Outra boa notícia é que beber café pode reduzir o risco de desenvolvimento da disfunção erétil, segundo outra pesquisa, realizada pela Universidade do Texas, que acompanhou a dieta de quatro mil homens. Aqueles que tinham o hábito de beber café apresentavam até 42% menos chances de ter o problema.

Como é diagnosticado o câncer de próstata
Alguns dos principais sintomas da doença podem ser mascarados devido ao acesso à medicamentos que apenas remediam momentaneamente o problema. Um exemplo é a dificuldade de ereção – tomar um comprimido pode devolver a ereção por um determinado período e o homem acaba não investigando a fundo qual o motivo de ter essa dificuldade.

Outros sintomas possíveis do câncer de próstata são: dor lombar, na bacia e nos joelhos, além de sangramento pela uretra. O ideal é consultar imediatamente um médico especialista caso o homem perceba algum desses sintomas.

A principal forma de prevenir a doença é realizando os exames de verificação da glândula solicitados pelo médico, especialmente na terceira idade, quando o desenvolvimento do câncer de próstata é mais comum.
Imprimir Enviar para um amigo
 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada Paciência. 'Um Espírito Amigo'

                 Em meio essa pandemia, está acontecendo situações das mais diversas. Desde famílias que passaram a ter harmonia entre si, o...

 
 
 
 
Sitevip Internet