Notícias / Meio Ambiente

01/11/19 às 23:03

Amapá - Ibama, ICMBio e Exército devolvem peixe-boi à natureza

Assessoria Ibama

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Amapá - Ibama, ICMBio e Exército devolvem peixe-boi à natureza

Foto: Assessoria Ibama

O Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Exército, devolveram à natureza um peixe-boi resgatado em 2013 no Amapá. O animal, apelidado de Victor Maracá, foi transportado entre os dias 29 e 30 de outubro por 580 quilômetros entre Macapá/AP e Oiapoque/AP. O peixe-boi foi colocado em um recinto especial para adaptação no Rio Curipi, na Terra Indígena (TI) Uaçá.

O animal foi encontrado ainda filhote encalhado em rampa de embarcações na área urbana do município de Amapá/AP. Após tentativa sem sucesso de soltura imediata para que o filhote reencontrasse a mãe, técnicos do ICMBio resgataram e levaram o peixe-boi para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Macapá/AP, onde recebeu os primeiros cuidados com apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).



Depois da reabilitação do animal foi verificada a viabilidade de soltura próximo ao local de resgate. No entanto, foi constatado não ser possível a construção de recinto para adaptação e monitoramento inicial no município de Amapá/AP devido ao fenômeno da pororoca atingir aquela localidade.



Técnicos do Ibama e do ICMBio iniciaram buscas por um local adequado para a soltura e decidiram pela Aldeia do Manga, na TI Uaçá, município de Oiapoque/AP. Em reunião com caciques da região, com apoio da Funai, foi autorizada a construção do recinto e a comunidade indígena se dispôs a auxiliar nos cuidados com a área.

O peixe-boi deve permanecer alguns meses no recinto de ambientação sendo monitorado até ser considerado apto para a soltura definitivo.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet