Notícias / Assembleia Legislativa MT

30/10/19 às 18:17

Dr. Eugênio pede alta complexidade no Araguaia durante entrega de relatórios ao Governador

Diego Saporski, assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dr. Eugênio pede alta complexidade no Araguaia durante entrega de relatórios ao Governador

Foto: Assessoria

Foram visitados 13 hospitais e unidades de saúde geridas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em 11 municípios mato-grossenses pela comissão de saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Durante a entrega do relatório das visitas ao governador do estado Mauro Mendes (DEM) na tarde desta quarta-feira (30), o deputado, membro titular da comissão e médico Dr. Eugênio (PSB), explanou sobre o relatório e a visita ao hospital regional Paulo Alemão de Água Boa e ressaltou atenção em investimentos para o atendimento de alta complexidade para o benefício da população da região do Araguaia.

O parlamentar pediu urgência na análise do Executivo para que exista a possibilidade do atendimento de alta complexidade na região, “O Araguaia tem um hospital regional que atende 11 municípios com uma população de 133 mil pessoas. O atendimento da média complexidade é muito bem feito. Porém, temos um grande desafio que é levar a alta complexidade, é desumano que os pacientes tenham que andar mil quilômetros para ser atendidos”, falou o deputado.

Conforme dados da direção do hospital regional de Água Boa, a unidade atende a região com serviços de anestesiologia, ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, pediatria, cirurgia geral, clínica geral e serviços de urologia. O hospital tem 67 leitos entre ambulatório, centro cirúrgico, centro obstétrico e enfermarias.

Ainda durante a entrega do relatório o deputado lembrou que o Araguaia não é o mais o “Vale dos Esquecidos”, “Tenho feito de tudo para que nossa região que é rica economicamente e turisticamente seja agora conhecido como o “Vale da Prosperidade”, e para que isso aconteça, o atendimento de alta complexidade será fundamental para a população”, explicou.

Entenda o que é alta complexidade – É definido como de alta complexidade o conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade). As principais áreas que compõem a alta complexidade do SUS, e que estão organizadas em “redes”, são: assistência ao paciente portador de doença renal crônica (por meio dos procedimentos de diálise); assistência ao paciente oncológico; cirurgia cardiovascular; cirurgia vascular; cirurgia cardiovascular pediátrica.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet