Notícias / Saúde

30/10/19 às 09:32

Sarampo: Brasil bate meta de vacinação contra a doença

O Brasil atingiu a meta de vacinação contra o sarampo com 95% de crianças de até um ano de idade vacinadas. Quatorze estados conseguiram vacinar mais que 95% dessas crianças.

De Brasília repórter Janary Bastos Damacena

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sarampo: Brasil bate meta de vacinação contra a doença

Foto: Divulgação

O Brasil atingiu a meta de vacinação contra o sarampo com 95% de crianças de até um ano de idade vacinadas. Quatorze estados conseguiram vacinar mais que 95% dessas crianças. Porém a atenção deve continuar: doze estados e o Distrito Federal ainda precisam vacinar mais crianças para alcançar a meta e evitar o sarampo. O anúncio do Governo do Brasil foi feito nesta terça-feira (29), em Brasília (DF), durante a coletiva do Ministério da Saúde sobre o balanço da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, é importante manter a população vacinada, pois o sarampo pode voltar ao nosso país por meio de pessoas que ficam doentes em outros países. 

“Estamos trabalhando para retomar, novamente, o certificado de eliminação do sarampo que foi perdido em fevereiro deste ano, em decorrência de um surto em 2018, bastante importante que começou na Região Norte do Brasil. Esse surto atual não tem relação com aquele surto, nós conseguimos controlá-lo em meados de maio. E a introdução deste novo vírus sarampo se deu a partir de viajantes provenientes da Noruega e de Israel”.

As crianças são mais sensíveis aos efeitos e complicações que o sarampo causa, inclusive a morte. Nos últimos 90 dias, foram confirmadas 14 mortes pela doença no Brasil, sendo sete em menores de cinco anos de idade. A partir do dia 18 de novembro, começa a segunda etapa da campanha, que será voltada para adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Juntos venceremos esta luta!


Sarampo: Governo libera aos gestores a lista de crianças não vacinadas

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet