Notícias / Educação

30/10/19 às 07:53

Educação Bilíngue de surdos é tema de evento inédito em Mato Grosso

O objetivo da operação foi de intensificar as ações policiais na fronteira visando coibir os crimes típicos na região

Danielle Tavares | Assessoria/Unemat

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Com o tema “Educação bilíngue de surdos: teorias, políticas e práticas”, a Unemat e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) promovem um seminário de capacitação para professores, técnicos, diretores de escola, pessoas surdas e famílias, estudantes universitários, pesquisadores, intérpretes de língua de sinais e outros profissionais que lidam direta ou indiretamente com surdos. O evento será realizado em Cáceres, entre esta terça-feira (29.10) e quinta-feira (31).

Segundo o diretor geral do Instituto, professor Paulo Bulhões, o seminário busca melhorar a educação para surdos no Brasil. O instituto recebia as pessoas em sua sede para cursos de capacitação e formação. Agora, o Imes leva os seus profissionais às diferentes regiões do país. “A Unemat vai continuar esse trabalho de oferecer para Cáceres o que for necessário para a qualificação na área da surdez. O primeiro passo foi trazer esse seminário. Vamos transmitir nossa experiência e conhecimentos para a qualidade do ensino focado na surdez”.

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) é o centro de referência na área da surdez no Brasil, sendo um órgão do Ministério da Educação. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, foi a primeira instituição nesta área no Brasil, fundada em 1857.

Além de compartilhar conhecimentos e metodologias relacionados à educação de surdos, o evento busca orientar e apoiar os sistemas de ensino brasileiros, disseminando estudos e pesquisas na área, visando à construção de políticas públicas e o intercâmbio de ações para expansão e melhoria do atendimento ao surdo.

Segundo dados do IBGE, o estado de Mato Grosso tem 4.938 pessoas com surdez. Somente em Cáceres, são 106 pessoas.

A vice-reitora da Unemat, Nilce Maria, afirmou que a Universidade tem experiência de inclusão em diferentes áreas. “Desde 2013, a instituição conta com três professores surdos efetivos. Temos também estudantes surdos em nossos mestrados e na graduação. Essa história no move para pensar outras possibilidades e nos abrir para o novo. Há ainda grandes dificuldades para formação de intérpretes de Libras no interior do Brasil. Caminhamos para propor outras ações aqui na universidade”.

Programação

A programação inclui palestras pela manhã e oficinas à tarde, nos três dias de evento. Na terça-feira (29), houve palestra “Políticas e Práticas em Estudos Surdos”, com a professora Ana Regina Campello e “Educação e Inclusão Científica para Surdos”, por Flávio Eduardo Pinto. Na quarta-feira (30), a temática “Estudos sobre Línguas de Sinais: língua, literatura e tradução” será abordada por Ana Paula Teles, Christiane Carpinteiro e Tils Ramon Linhares e “Ensino de Língua Portuguesa por Instrução em Libras” por Osilene Cruz. Já na quinta-feira (31), haverá palestra sobre “Educação Bilíngue de Surdos: escola, ensino e formação de professores bilíngues”, com Andreia Galloulkydio e Ana Martha Tuttman.

Também são oferecidas oito oficinas, ministradas por profissionais ligados ao Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines), e cada participante poderá se inscrever em duas delas. Serão tratadas: Educação e Inclusão Científica para surdos, Ensino de Língua Portuguesa por instrução em Libras, Estudos e práticas sobre a inclusão de alunos surdos no primeiro seguimento do Ensino Fundamental, Estudos e Técnicas de Tradução e Interpretação de Libras/Português, Noções Básicas de Libras, Práticas e reflexões sobre Educação Bilíngue de Surdos, Produção e uso de materiais didáticos bilíngues (Libras/Português).
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet