Notícias / Meio Ambiente

30/10/19 às 07:38 / Atualizada: 30/10/19 às 07:45

Redenção/PA - Operação Azougue combate extração ilegal de minérios em terra indígena

O garimpo está localizado no meio da Floresta Amazônica

Assessoria PF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Redenção/PA - Operação Azougue combate extração ilegal de minérios em terra indígena

Foto: Assessoria PF

A Polícia Federal, com apoio de servidores do IBAMA e de Policiais Militares, deflagrou no sábado (25/10) uma operação policial de combate à delitos ambientais e extração ilegal de minérios em um garimpo de ouro situado no interior da Terra Indígena Apyterewa, município de São Félix do Xingu/PA.

O garimpo, de nome Pista 2,  que possui aproximadamente 1 milhão de metros quadrados de extensão, situado no meio da  Floresta Amazônica, teve suas atividades paralisadas e máquinas inutilizadas. Foram inutilizadas sete pás carregadeiras, um trator de rodas e dez conjuntos de motores-bombas, principais instrumentos utilizados na atividade ilícita, além de diversos outros equipamentos menores. Mercúrio, algumas gramas de ouro, munições de diversos calibres e outros apetrechos usados na atividade foram apreendidos.

A operação contou com o acompanhamento do Procurador da República de Redenção/PA, que, junto com outros quatro servidores do MPF, puderam constatar in loco o tamanho da degradação ao meio ambiente e o impacto ambiental causado pela atividade ilegal.

Ninguém foi preso, pois, com a aproximação da polícia, os infratores evadiram-se para o interior da floresta, mas, a partir dos dados colhidos (documentos de identidade, cadernos de anotações e outros documentos deixados para trás na fuga), foi possível identificar diversos trabalhadores e o dono da atividade de mineração ilícita, que serão responsabilizados por crimes ambientais e de extração ilegal de minérios em inquérito policial. 

Participaram da operação oito policiais federais, seis policiais militares, três servidores do IBAMA e cinco integrantes do MPF de Redenção/PA.










Fotos Assessoria PF

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet