Notícias / Meio Ambiente

26/10/19 às 16:22 / Atualizada: 26/10/19 às 16:32

Terra da Gente se aventura pelos rios e lagos do Alto Xingu

Viagem é também oportunidade para conhecer os povos que lutam pela defesa da floresta.

Terra da Gente

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Terra da Gente se aventura pelos rios e lagos do Alto Xingu

Tucunarés foram as estrelas na segunda parte da pescaria no rio Von Den Steinen Tucunarés foram as estrelas na segunda parte da pescaria no rio Von Den Steinen

Foto: Terra da Gente

A região do Alto Xingu, no Mato Grosso, abriga a maior diversidade de povos indígenas do Brasil. São 16 etnias que falam 26 línguas diferentes. Sobreviventes, guerreiros, guardiões. No Parque Indígena do Xingu, homem branco não pode pescar, mas a equipe do Terra da Gente recebeu uma autorização do cacique Amutuá para conhecer a natureza da aldeia e um pouco do povo que ali vive.
 
A aldeia Steni é a primeira do parque para quem entra pelo rio. Ali vivem 24 pessoas. O cacique conta que, no passado, grileiros derrubaram a mata para plantar arroz. Com a ajuda da Fundação Nacional do Índio (Funai), os índios reconquistaram as terras e têm a missão de protegê-las. Uma missão que, muitas vezes, representa risco.
 
A palavra Steni é inspirada pelo nome do rio: Von Den Steinen, que por sua vez é uma homenagem ao médico alemão que estudou os povos do Xingu no final do século XIX. Com a missão de revelar as belezas do rio, a equipe do TG segue com a pescaria utilizando a técnica do fly. Além do curso do rio, nossos aventureiros testam os lagos isolados da região. Belos tucunarés aparecem.
 
Mas, como se está na Amazônia, o desejo de encontrar um belo peixe de couro é inevitável. Mudança de técnica, de isca, e lá vão nossos pescadores em mais uma empreitada. E para a alegria de todos, uma bela pirarara aparece.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet