Notícias / Meio Ambiente

20/10/19 às 21:01

Quirinópolis (GO) - Idoso vira 'avô' de araras após cuidar de ninho das aves e ovos chocarem

Ele cuida dos pais há 15 anos e, diariamente, sobe nas palmeiras onde elas ficam para ver como os filhotes estão.

Vitor Santana, G1 GO

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Quirinópolis (GO) - Idoso vira 'avô' de araras após cuidar de ninho das aves e ovos chocarem

Idoso protege ninho de arara, em Quirinópolis

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O auxiliar de serviços gerais Valdir Ferreira da Costa, de 61 anos, virou “avô” de araras após cuidar do ninho das aves e os ovos chocarem. Diariamente ele passa pela rua, sobe nas palmeiras onde elas ficam para ver como elas estão.
 
O cuidado com as aves começou há 15 anos, quando ele começou a cuidar de um casal. Ele foi protegendo o ninho e acabou acompanhando toda a família. “Já tem três chocadas deles que eu tenho contato com os filhos. Os outros eu subia só para olhar, sempre vigiava e cuidava. Agora, hoje, esses aqui são os netinhos”, disse, com as aves nos braços.
 
Valdir contou que alimentou as araras filhote durante 40 dias e, hoje, ainda coloca alimentos para todas as aves. “Às vezes não é suficiente, eles vão na mata, buscam o componente que eles precisam e acabam de completar o tratamento deles”, completou.
 
Valdir Ferreira da Costa virou avô de araras em Quirinópolis — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Valdir Ferreira da Costa virou avô de araras em Quirinópolis — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
 
Elas são ciumentas com o cuidador. Quando um estranho se aproxima, elas ficam agitadas e fazer barulho. Os moradores de Quirinópolis já conhecem a fama de Valdir.
 
“Todo mundo na cidade conhece ele pelo cuidado que ele tem com as araras. Cuidou dos pais, agora dos filhotes e daí para frente”, disse o funcionário público Diogo Reis Oliveira.
 
Alguns casais de araras que nasceram sob os cuidados de Valdir chegaram a passar um tempo na região, mas depois voaram para outros territórios. Porém, ele acredita que os novos netos ficarão por mais tempo.
 
“Eu quero que eles venham me visitar. Vou achar bom eles fazerem isso. Se não vierem, a natureza vai cuidar deles e eles, da natureza”, disse.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet