Notícias / Água Boa

19/10/19 às 23:11

Agronegócio é o setor que mais gerou empregos em 2019 no Médio Araguaia

AGR Notícias

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Agronegócio é o setor que mais gerou empregos em 2019 no Médio Araguaia

Foto: AGR Notícias

Numa região fortemente marcada pela atuação do agronegócio, o resultado da balança de admissões e demissões em 2019 serve de argumento para evidenciar a importância econômica do setor para os municípios do Médio Araguaia e para o Mato Grosso. A chamada “Microrregião de Canarana”, que engloba oito municípios, gerou 1.049 novos empregos formais entre os meses de Janeiro a Agosto. Somente o agronegócio gerou 476. O segundo setor que mais gerou empregos foi o de Serviços, com 233 novas vagas.

Os dados do levantamento são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Em todo o Mato Grosso, houveram 277.819 admissões e 249.783 demissões que geram um saldo de 28.036 novos postos de trabalho entre Janeiro e Agosto, sendo que o setor agropecuário gerou 7.501 no Estado.

Quando é feita uma análise por município, a representatividade do setor fica mais evidente. Em Canarana-MT, por exemplo, foram gerados 142 novos postos de trabalho no agronegócio no período, num total de 226 em somatória de todos os setores. Outros municípios da região, seguem a tendência, como Querência – MT, que gerou 131 empregos formais no “Agro”. O período analisado no levantamento, contudo, ainda não contempla o mês de setembro de 2019, em que começam a ser registrados os empregos temporários do início da safra de grãos.

O município de Água Boa- MT, embora registre decréscimo no saldo de empregos do setor, mantém saldo positivo no total, com 141 novos postos de trabalho, em sua maioria nos setores de serviço e comércio, indiretamente ligados ao agronegócio no município. Gaúcha do Norte – MT, que não faz parte da “Microrregião de Canarana” e sim da “Microrregião de Paranatinga”, teve um saldo negativo na geração de empregos no ano tanto no setor, quanto no total, seguindo retrato da microrregião, que até agosto contabilizou 280 postos de trabalho fechados.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet