Notícias / Nacional

19/10/19 às 11:53

Ranking de Competitividade dos Estados; MT ganhou 2 posições e está em 9º lugar

Confira o desempenho do seu estado no Ranking de Competitividade 2019

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ranking de Competitividade dos Estados; MT ganhou 2 posições e está em 9º lugar

Foto: Assessoria

No Ranking de Competitividade dos Estados, as 27 unidades federativas são avaliadas sob a ótica de 10 pilares, Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. Cada um baseado em 69 indicadores distribuídos entre eles. 

Produzido pelo CLP - Centro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e Economist Intelligence Unit, o Estudo foi divulgado na sexta-feira, dia 18 de outubro, na sede da B3 em São Paulo.  

Além do destaque de São Paulo, que desde o início do Ranking permanece na liderança, também chama atenção o desempenho dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Mato Grosso. Esses estados conseguiram subir significativas posições entre 2018 e 2019, e vêm utilizando o Ranking para pautar seus compromissos públicos.

Também neste ano, o Rio de Janeiro conseguiu sair da sua 13ª posição e alcançar os dez estados mais competitivos, ficando em 10º lugar. Apesar de uma má colocação (23º) em Segurança Pública, um dos pilares mais importantes do material, o estado conseguiu avançar em Infraestrutura e Sustentabilidade Ambiental. 

Os resultados gerais do Ranking de Competitividade

Nesta edição do Ranking de 2019, 10 estados subiram na pontuação, enquanto 9 caíram e 8 mantiveram o mesmo resultado da edição passada.

Confira a pontuação do seu estado na tabela abaixo: 
1º São Paulo 10º Rio de Janeiro +3 19º Tocantins -4
2º Santa Catarina 11º Paraíba -2 20° Bahia +2
3º Distrito Federal 12º Ceará  21º Roraima -4
4º Paraná  13º Goiás -3 22º Sergipe +3
5º Mato Grosso do Sul +2 14º Alagoas +2 23º Piauí -2
6º Espírito Santo +2 15º Rio Grande do Norte +5 24º Amapá
7º Rio Grande do Sul -2 16º Amazonas +1 25º Pará -3
8º Minas Gerais -2 17º Pernambuco +4 26º Maranhão
9º Mato Grosso +2 18º Rondônia -4 27° Acre

Pelo segundo ano consecutivo, o estado do Acre ocupou a última posição e possui desempenhos alarmantes em alguns pilares do Ranking, como em Sustentabilidade Social (24º), Sustentabilidade Ambiental (23º), Eficiência da Máquina Pública (26º), Inovação (22º) e Infraestrutura (27º).  
 
Enquanto isso, os estados que mais apresentaram evolução foram Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dos dez pilares analisados, o primeiro apresentou melhora em Educação, Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública e Potencial de Mercado. Já o segundo melhorou em Segurança Pública, Capital Humano, Eficiência da Máquina Pública e Solidez Fiscal.
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet