Notícias / Meio Ambiente

18/10/19 às 20:14

Recife - Operação combate comércio ilegal de orquídeas em Pernambuco

Assessoria Ibama

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Recife - Operação combate comércio ilegal de orquídeas em Pernambuco

Foto: Assessoria Ibama

O Ibama, em conjunto com a Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil, apreendeu até o momento 489 plantas da família Orchidaceae comercializadas ilegalmente na área externa de onde acontece a 40ª Mostra de Orquídeas de Pernambuco. Quatro pessoas foram detidas em flagrante.

A operação Cattleya foi planejada a partir de relatos recebidos pelo Ibama em edições anteriores da Mostra, onde ambulantes aproveitam-se do evento para vender orquídeas nativas retiradas da natureza sem autorização da autoridade ambiental competente. De acordo com a investigação, o comércio irregular acontece no bairro de Santo Amaro, em Recife, nas proximidades da Associação Orquidófila de Pernambuco (Assope).

O comércio de orquídeas cultivadas por produtores autorizados, geralmente em estufas, não está sujeito a restrições legais. Mas as orquídeas apreendidas foram extraídas em matas nativas nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco, o que viola a legislação ambiental. Os responsáveis pela venda ilegal de orquídeas serão autuados com base no artigo 47 do Decreto n° 6.514/2008. O valor da multa é de R$ 300 por unidade.

Durante a ação fiscalizatória, os agentes ambientais inspecionam cada planta em busca de características típicas de plantas encontradas em ambiente silvestre: raízes soltas do substrato, folhas roídas por insetos, presença de fungos, e tamanhos e formas irregulares.

As orquídeas são especialmente protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites), tratado internacional do qual o Brasil é signatário.
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet