Notícias / Entretenimento

18/10/19 às 09:43

Documentário sobre os 25 anos do Plano Real será exibido em Cuiabá

Produzido pelo Movimento Livres, filme relembra dificuldades e incertezas sobre o plano e traz entrevistas exclusivas

Ícone Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Documentário sobre os 25 anos do Plano Real será exibido em Cuiabá

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Foto: Divulgação

Em comemoração aos 25 anos do Plano Real, o Movimento Livres com apoio da FAUC Faculdade Cuiabá, exibirá nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, o documentário “Real 25 anos – Muito além de uma moeda”. O evento será realizado no auditório da faculdade, e faz parte da Semana Acadêmica da instituição, que contará ainda com debate com a participação de professores e alunos, mediado pelo coordenador estadual do Livres em Mato Grosso, Junior Macagnam.

Há 25 anos, baseado em reformas liberais que limitaram o poder do governo e proporcionaram o ajuste das contas públicas, o Plano Real salvou os brasileiros do pesadelo inflacionário. A hiperinflação desvalorizava a renda da população a cada minuto, corrida nos supermercados e filas causadas pela escassez de alimentos eram parte da rotina dos brasileiros.

“É importante mostrar um pouco da história do nosso país, principalmente para nossos acadêmicos de hoje que não viveram essa época difícil, a inflação é o imposto mais nefasto que existe, e naquela época os mais afetados eram os que tinham menor renda. Vamos debater com os acadêmicos sobre os riscos que a inflação carrega e como uma má administração pública pode levar um país a falência”, destaca Junior Macagnam.

O documentário reúne entrevistas  com os principais responsáveis pelo Real, entre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-ministros Pedro Malan e Rubens Ricupero e os principais economistas responsáveis pela concepção do plano, como Persio Arida, Edmar Bacha, Gustavo Franco e Elena Landau.

“Normalmente quem leva os créditos pela criação do plano Real é quem estava no poder, no caso o FHC, mas não podemos deixar de ressaltar o excelente trabalho dos economistas envolvidos no projeto”, ressalta Macagnam.

Após o documentário, haverá debate com a participação do professor Alfredo da Mota Menezes e do coordenador do curso de administração da FAUC, Edson Trombine Junior. “Vamos fazer uma reflexão do que o Plano Real trouxe para o país, a mudança que isso representou na vida dos brasileiros. É muito importante para nossos acadêmicos, principalmente para os administradores e economista participarem deste evento que agregará e muito na formação destes futuros profissionais”, explica Edson Trombine.
  • Documentário sobre os 25 anos do Plano Real será exibido em Cuiabá

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet