Notícias / Agricultura

11/10/19 às 15:57

Plantio de Soja no Médio Araguaia inicia em menor ritmo que a safra 18/19

AGR Notícias

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Plantio de Soja no Médio Araguaia inicia em menor ritmo que a safra 18/19

Foto: Arquivo AGR.

Com o início do período chuvoso na região do Médio Araguaia, inicia também o plantio da soja na safra 2019/2020 nos municípios da região. A estimativa, conforme IMEA (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária) é que nesta safra sejam plantados 1.679.527 ha somente na região nordeste do Estado, que contempla os municípios do Médio Araguaia, um aumento de 1,54% em relação a safra 18/19.

Em Boletim Semanal emitido pelo IMEA, a expectativa é que a área total cultivada da oleaginosa no Estado alcance 9.775.984 hectares, um aumento de 1,14%. Conforme o acompanhamento de semeadura realizado pelo Instituto, até o dia 04 de outubro, apenas 1,12% da área havia sido semeada na região Nordeste do Estado. Na mesma época na safra anterior, 2,28% da área já estava semeada.

Todas as regiões do Estado operam o plantio em menor ritmo que no ano passado. A região Oeste de Mato Grosso, que engloba municípios como Sapezal e Mirassol do Oeste e que cultiva mais de Um milhão de hectares, é onde o plantio está mais atrasado. Na safra 18/19, nesta data, 27% da área já estava semeada, sendo que nesta safra, o plantio foi realizado em apenas 9,09% da área.

Querência

O plantio em Querência-MT começou no dia 24 de setembro, com duas propriedades realizando a semeadura da soja “no pó”, ou seja, sem a precipitação de chuvas iniciais. Com as chuvas do início de outubro, o plantio se intensificou, desacelerando, contudo nesta segunda semana de outubro. Em torno de 3% da área já está plantada no município.

Segundo dados repassados pelo Sindicato Rural de Querência, através de pesquisa realizada pelo sistema Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), a área a ser plantada este ano em Querência é de 350.880 ha, com produtividade prevista em 3.298 kg/ha na primeira safra. A área permanece praticamente inalterada com relação ao ano passado. Na segunda safra (safrinha) a previsão é de 129.664 ha para o cultivo de milho, com produtividade média prevista de 6.420kg/ha. Ainda, na segunda safra, há previsão de cultivo de 1.600 ha de arroz e 12.000 ha de feijão. 

Canarana

O plantio de soja em Canarana começou no início de outubro, acompanhado de chuvas irregulares. Conforme previsão do IMEA, serão semeados 235.819 hectares no município, sendo que até o fim da primeira semana do mês, menos de 1% da área havia sido plantada. O plantio deve se intensificar com o aumento gradativo das chuvas.

Gaúcha do Norte

O plantio da soja tem ganhado terreno no município de Gaúcha do Norte. Até o início desta semana o cenário que era de menos de 1% de área plantada e registro de tempo seco, pouca umidade e chuvas ‘manchadas’ deu espaço para chuvas consideráveis com até 60 milímetros em algumas áreas. A estimativa é de que cerca de 3% da área já esteja semeada.

Mesmo com o avanço, o plantio da safra 19/20 no município que estima plantar 225 mil hectares, podendo chegar a 230 mil há, registra atraso de cerca de uma semana e meia em relação a safra anterior. As informações são do presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Josinei Zemolin.

Água Boa

Em Água Boa, o plantio segue o ritmo da região, com menos de 1% da área total prevista semeada. O IMEA prevê o cultivo 144.471 hectares de soja nas propriedades do município, embora a previsão não oficial é de uma área superior.

Para acessar os relatórios completos do IMEA, basta Clicar Aqui.

Por AGR Notícias, com informações de Rodrigo Chaves de Querência e Cely Trevisan de Gaúcha do Norte.

 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet