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06/07/15 às 09:01

Araguaia: Buracos causam prejuízos na BR-158

Francis Amorim / RDnews

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Araguaia: Buracos causam prejuízos na BR-158

Foto: O Pioneiro

 Buracos, acidentes, prejuízos materiais e a incerteza da conclusão das obras de pavimentação. Essa é a realidade da principal artéria do Vale do Araguaia, a BR-158, que corta as regiões leste e nordeste de Mato Grosso. Neste período pós-chuvas a situação piorou e o que se vê é um rastro de destruição do asfalto construído com muito sacrifício das lideranças políticas do Estado.

O tom de revolta com a paralisação das obras aumenta a cada dia. Motoristas que trafegam pela rodovia não escondem a insatisfação. Muitos consideram a BR-158 como uma das piores do país. Dos 800 km de Barra do Garças a Vila Rica, na divisa com o Pará, alguns trechos estão conservados, outros, porém, são cobertos pelos buracos e 180 km são ainda são de terra.

 O deputado estadual Baiano Filho (PMDB), está acompanhando o drama vivido pela região. Segundo ele, uma audiência foi solicitada pelo senador Blairo Maggi (PR) com a ministra da Agricultura Kátia Abreu e com a Funai para cobrar agilidade no processo de licenciamento ambiental, um dos entraves para a retomada das obras.

 "O DNIT nos garantiu que licita os dois lotes restantes no segundo semestre, mas, sem a licença a obra não pode ser iniciada. Estamos mobilizando uma caravana de prefeitos por meio da Associação dos Municípios do Araguaia, a bancada federal de Mato Grosso e a presença do governador Pedro Taques (PDT) que está preocupado com a situação. Esperamos por uma solução rápida", espera.

 Traçado
 Além da licença ambiental, um outro entrave emperra a continuidade das obras da 158: o desvio de 60 km no traçado original da BR. Com a criação da Terra Indígena Marãiwatsédé, a antiga Suiá-Missu, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi obrigado a alterar o projeto, o que demandou tempo e mobilização do governo do Estado e da bancada federal.

 Com o novo projeto, a BR-158 deixa o traçado em linha reta para dar lugar a uma curva no sentido à direita, passando pelas cidades de Bom Jesus do Araguaia, Nova Serra Dourada e Alto Boa Vista, aumentando em 60 km a distância de Barra a Vila Rica. Neste trecho, será preciso o envolvimento da Funai justamente pela criação da Terra Indígena, uma competência daquele órgão.

 Prejuízos
"Nós rodamos por todo o Brasil e as piores estradas estão no Mato Grosso, sendo uma delas a BR-158", disse revoltado o caminhoneiro Igor Schubert, de 35 anos, de Maringá (PR), que ajudava o amigo Mario Henrique, de 40 anos, também residente em de Maringá, que tinha sido mais uma vítima de um buraco próximo a Ribeirão Cascalheira, que danificou a roda de sua carreta.

 "Estou no meio do nada, sem assistência, sem sinal de celular e com meu caminhão quebrado", esbravejava Mario, que se deslocava de Querência com destino à Goiânia com um carregamento de calcário.

 O acidente com o motorista paranaense foi apenas um dos vários que tem ocorrido nos últimos 30 dias na BR-158. Vários acidentes foram provocados pelos buracos que apareceram durante o período chuvoso e que ainda não receberam à atenção do DNIT, entre eles, o tombamento de um caminhão transportando bebidas com a perda total da carga.

 "Nossa expectativa é para uma solução urgente, caso contrário, vamos promover uma grande mobilização regional para pressionar o governo federal a concluir uma obra é que considerada o principal fator para o desenvolvimento do Araguaia", destaca Baiano Filho. (Colaboração O Pioneiro/Canarana
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