Notícias / Meio Ambiente

10/10/19 às 08:02 / Atualizada: 10/10/19 às 15:35

ANM interdita quatro barragens sem declaração de estabilidade em Mato Grosso; duas são de Nova Xavantina

Gazeta Digital

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
ANM interdita quatro barragens sem declaração de estabilidade em Mato Grosso; duas são de  Nova Xavantina

Barragem Poconé

Foto: Gazeta Digital

Quatro barragens em Mato Grosso foram interditadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) por não atestarem a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) no segundo semestre de 2019. O documento é obrigatório e deveria ter sido entregue até 30 de setembro.
 
São duas barragens em Nova Xavantina, que têm categoria de risco alto e dano potencial médio e outras duas em outras duas em Poconé, que têm dano potencial alto e categoria de risco média.
 
A declaração de condição de estabilidade é elaborada pela própria empresa e precisa ser enviada à AMN duas vezes ao ano, uma em março e outra em setembro. Na primeira etapa, quem atesta a estabilidade é o empreendedor. Já na segunda a empresa é obrigada a contratar uma consultoria externa. 

No caso das barragens de Nova Xavantina a declaração foi dada na primeira etapa, mas não houve o atestado de estabilidade na segunda. Já as de Poconé não apresentaram declaração em nenhuma das etapas.

Em todo o Brasil, foram interditadas 54 barragens. Minas Gerais figura em primeiro lugar, com 33 empreendimentos sem a declaração, seguido por Rondônia, com 5. Mato Grosso ocupa o terceiro lugar.
 
Histórico 

No dia 1 de outubro, uma barragem em Nossa Senhora do Livramento (42 km ao sul de Cuiabá) rompeu e deixou duas pessoas feridas. Ainda não se sabe o que motivou o acidente. 

Os rejeitos se espalharam por aproximadamente 2 quilômetros e formaram um rio de lama. Acidente também ocasionou a falta de energia elétrica nas imediações. 

Os danos não foram maiores porque a barragem tem categoria de risco baixa, e não haviam contaminantes nos rejeitos, oriundos da lavra de ouro. 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) assegurou que o rompimento não atingiu drenagens, corpos hídricos ou áreas de preservação permanente.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet