Notícias / Policial

29/10/15 às 21:11

PF define estratégia e pode desocupar garimpo a qualquer momento

Redação Folha Max

Imprimir Enviar para um amigo
A Polícia Federal deve invadir nos próximos dias o garimpo da “Serra da Borda” em Pontes e Lacerda. A ação faz parte da desocupação do local determinada pela Justiça Federal.

De acordo com a Polícia Federal, já foi definida a estratégia para cumprir a decisão. Os policiais, inclusive, já realizaram um sobrevoo na região para analisar os locais de acesso e possíveis rotas de fuga de garimpeiros que ainda permanecem no local. 

“Em uma reunião em Brasília (DF) foram definidas as estratégias necessárias visando dar cumprimento ao mandado judicial, o que será realizado em breve”, afirma nota encaminhada pela Polícia Federal.

A ação deverá contar com apoio de outros órgãos de segurança. A Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional de Segurança e as Polícias Militar e Civil de Mato Grosso atuarão no processo de desocupação do garimpo.

A ideia da Polícia Federal é pegar os garimpeiros de surpresa. Por conta disso, a data da desocupação não será anunciada. “O dia da operação ainda permanece sob sigilo para que sejam realizadas as prisões daqueles que ainda continuam a descumprir a determinação judicial”, diz a PF.

A “corrida pelo ouro” em Pontes e Lacerda teve início há cerca de 30 dias, quando um morador da região encontrou cerca de 20 quilos de ouro. Rapidamente, a notícia se propagou e atraiu milhares de pessoas para o local que foi denominado “nova Serra Pelada”.

Contudo, uma ação da Justiça Federal determina a desocupação do garimpo, considerado ilegal. Ele funciona sem autorização de órgãos federais e oferece risco, tanto as pessoas que estão no local quanto ao meio ambiente.

Mesmo com a decisão judicial, cerca de 500 garimpeiros permanecem na região. Eles tentam articular a legalização do garimpo.

Veja a íntegra da nota da PF:
A Polícia Federal informa que está finalizando as ações necessárias para realizar a desocupação do Garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (MT), município a 483 km de Cuiabá.
Em uma reunião em Brasília (DF) foram definidas as estratégias necessárias visando dar cumprimento ao mandado judicial, o que será realizado em breve.
O dia da operação ainda permanece sob sigilo para que sejam realizadas as prisões daqueles que ainda continuam a descumprir a determinação judicial.
Nesta semana, foi realizado um sobrevoo com aeronave da Secretaria de Segurança Pública na região do garimpo, para definição de pontos estratégicos e críticos na realização da desocupação.
 

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por m p n, em 30/10/15 às 13:18

    eu sabia q alegria de pobre adura pouco

 
 
 
Sitevip Internet