Notícias / Saúde

06/10/19 às 07:57 / Atualizada: 06/10/19 às 08:03

Vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (7) a campanha de vacinação contra o sarampo. Nesta fase serão imunizadas crianças de 6 meses a 5 anos. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que, neste ano, no Estado, a meta vacinal está apenas em 49,4%. O preconizado pelo Ministério da Saúde é que 95% do público-alvo seja vacinado. Para isso foram enviadas a Mato Grosso mais 75 mil vacinas entre doses de rotina e extras. No Brasil a meta é imunizar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo.

No ano passado o Estado também não conseguiu atingir a cobertura vacinal, ficando em 91%. No período de 5 anos, de 2014 a 2018, a vacinação pela tríplice viral caiu em 30 pontos percentuais, saindo de 120,7% em 2014 para 90,4% em 2018.

 
Apesar disso, Mato Grosso está entre os 8 estados da federação que ainda não têm casos confirmados da doença, sendo o único no Centro-Oeste. Dados da SES confirmam que neste ano foram 12 casos de sarampo notificados no Estado, dos quais 5 foram descartados. Seguem em investigações 7 casos, sendo dois em Canarana. Várzea Grande, Campo Verde, Cuiabá, Nova Xavantina e Guiratinga têm um caso.
 
Coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da SES, Alessandra Moraes confirma que o Estado já dispõe de todas as doses encaminhadas pelo governo Federal. Foram 35 mil extras e 40 mil de rotina. Apesar de Mato Grosso não estar tão abaixo da meta preconizada, a coordenadora reforça que o percentual preocupa. Não queremos que este percentual caia ainda mais. Esperamos superar e estamos trabalhando para isso.

Alessandra diz ainda que o cenário de reintrodução do sarampo trouxe o alerta e, por isso, a necessidade deste trabalho junto aos municípios. A orientação é que seja feita a identificação mais precoce possível. Reforça ainda que a imunização é a única forma de combater a doença. Sobre o percentual que o Estado concentra neste ano, Alessandra pondera que são relativos às crianças a partir de um ano. Ou seja, não entrou ainda nesta contagem a nova faixa etária estabelecida pelo governo.
 
Campanha

Neste ano já são 5.404 os casos de sarampo confirmados em 19 estados. Foram 8 mortes, 4 menores e dois adultos. Destes, 5 não eram vacinados e uma situação vacinal era desconhecida.

Em coletiva na sexta-feira (4), o Ministério da Saúde informou que em todo país serão distribuídas 5,5 milhões de doses. A campanha será composta por 5 fases de eliminação do sarampo, o calendário das duas primeiras foram divulgadas. De 7 a 25 de outubro serão vacinadas as crianças de 6 meses de idade a 5 anos. O Dia D de vacinação será em 19 de outubro. O segundo grupo, de 20 a 29 anos, será vacinado de 18 a 30 de novembro, sendo este último o Dia D.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet