Notícias / Saúde e Ciência

06/10/19 às 07:57 / Atualizada: 06/10/19 às 08:03

Vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (7) a campanha de vacinação contra o sarampo. Nesta fase serão imunizadas crianças de 6 meses a 5 anos. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que, neste ano, no Estado, a meta vacinal está apenas em 49,4%. O preconizado pelo Ministério da Saúde é que 95% do público-alvo seja vacinado. Para isso foram enviadas a Mato Grosso mais 75 mil vacinas entre doses de rotina e extras. No Brasil a meta é imunizar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo.

No ano passado o Estado também não conseguiu atingir a cobertura vacinal, ficando em 91%. No período de 5 anos, de 2014 a 2018, a vacinação pela tríplice viral caiu em 30 pontos percentuais, saindo de 120,7% em 2014 para 90,4% em 2018.

 
Apesar disso, Mato Grosso está entre os 8 estados da federação que ainda não têm casos confirmados da doença, sendo o único no Centro-Oeste. Dados da SES confirmam que neste ano foram 12 casos de sarampo notificados no Estado, dos quais 5 foram descartados. Seguem em investigações 7 casos, sendo dois em Canarana. Várzea Grande, Campo Verde, Cuiabá, Nova Xavantina e Guiratinga têm um caso.
 
Coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da SES, Alessandra Moraes confirma que o Estado já dispõe de todas as doses encaminhadas pelo governo Federal. Foram 35 mil extras e 40 mil de rotina. Apesar de Mato Grosso não estar tão abaixo da meta preconizada, a coordenadora reforça que o percentual preocupa. Não queremos que este percentual caia ainda mais. Esperamos superar e estamos trabalhando para isso.

Alessandra diz ainda que o cenário de reintrodução do sarampo trouxe o alerta e, por isso, a necessidade deste trabalho junto aos municípios. A orientação é que seja feita a identificação mais precoce possível. Reforça ainda que a imunização é a única forma de combater a doença. Sobre o percentual que o Estado concentra neste ano, Alessandra pondera que são relativos às crianças a partir de um ano. Ou seja, não entrou ainda nesta contagem a nova faixa etária estabelecida pelo governo.
 
Campanha

Neste ano já são 5.404 os casos de sarampo confirmados em 19 estados. Foram 8 mortes, 4 menores e dois adultos. Destes, 5 não eram vacinados e uma situação vacinal era desconhecida.

Em coletiva na sexta-feira (4), o Ministério da Saúde informou que em todo país serão distribuídas 5,5 milhões de doses. A campanha será composta por 5 fases de eliminação do sarampo, o calendário das duas primeiras foram divulgadas. De 7 a 25 de outubro serão vacinadas as crianças de 6 meses de idade a 5 anos. O Dia D de vacinação será em 19 de outubro. O segundo grupo, de 20 a 29 anos, será vacinado de 18 a 30 de novembro, sendo este último o Dia D.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Coisas de Preto

Cada povo tem seu dom, sua habilidade e no Brasil temos a riqueza de todas as cores de pele,tipos de cabelo, todas as culturas do mundo, diferentes etnias. E no meu ponto de vista, a maior riqueza da humanidade é a diversidade.  Mas...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet