Notícias / Agronegócios

03/10/19 às 19:53 / Atualizada: 03/10/19 às 20:00

Dias de campo levam conhecimento e assistência técnica para produtores de leite do Araguaia

Com foco em manejo de ordenha, alimentação, nutrição e rentabilidade, encontros realizados pelo Senar-MT buscam melhorar os resultados nas propriedades leiteiras no estado

Canal Rural

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dias de campo levam conhecimento e assistência técnica para produtores de leite do Araguaia

Foto: Reprodução Vídeo Canal Rural

Um estudo sobre os custos de produção no campo, divulgado esta semana pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), revelou que as margens da bovinocultura de leite estão negativas este ano, em -11%. Isso significa que está cada vez mais difícil obter rentabilidade no negócio, diante – principalmente – das elevadas despesas. O desafio é tornar a propriedade cada vez mais eficiente, o que muitas vezes depende de apoio técnico.

Em Mato Grosso, uma das ações para ampliar o conhecimento e a qualificação dos produtores é a realização de dias de campo voltados para assistência técnica e gestão. O estado ocupa a nona posição no ranking nacional, respondendo por 2,2% da produção de leite no país, tendo forte presença na agricultura familiar, como destaca o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT. Segundo Armando Urenha, cerca de 85% das propriedades leiteiras em Mato Grosso possuem até 4 módulos fiscais, encaixando-se nesta categoria.

O problema é que geralmente o desempenho de muitas destas propriedades é baixo, distanciando o produtor da renda esperada. Aliás, ele diz que produção média por propriedade no estado é de apenas 86 litros/dia, um volume baixo e que dificulta o acesso a margens positivas. Aliás, ele comenta que “pelo que os técnicos observam a campo, diante das condições das propriedades que são assistidas, nota-se que propriedades que não produzem pelo menos 200 litros de leite por dia tornam-se inviáveis”. E a consequência, explica” é que “cada vez há menos produtores produzindo, menos gente no mercado, mas com melhores índices de produtividade”.

E é aí que entra em cena a importância da assistência técnica e gerencial. Segundo Urenha, “apesar da difícil realidade da pecuária leiteira, é perfeitamente possível melhorar o seu cenário”. Ele afirma que “através da aplicação dos conhecimentos técnicos e da identificação dos ‘números’ que são extraídos das propriedades” é que encontra-se o caminho que pode levar à rentabilidade. E é por meio de dias de campo, que os “produtores podem adquirir conhecimento e ver novas oportunidades de aprender”, além de ampliar o relacionamento com outros produtores da região, “compartilhando entre eles informações e ações que estejam dando resultados positivos”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS DIAS DE CAMPO
08/10 (terça-feira): Barra do Garça/Pontal do Araguaia (Fazenda São Judas Tadeu)
08/10 (terça-feira): Vila Rica (Estância El Shaday)
09/10 (quarta-feira): Nova Xavantina (Chácara Scapini)
09/10 (quarta-feira): Santa Terezinha (Fazenda Morro Alto)
10/10 (quinta-feira): Campinápolis (Fazenda Modelo – Campileite)
10/10 (quinta-feira): Confresa (Sitio Modesto)
11/11 (sexta-feira): Campinápolis (Comunidade São José do Couto – Faz. Irmãos Tomain)
11/11 (sexta-feira): Porto Alegre do Norte/ Canabrava do Norte (Estância Mina de Ouro)
.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

São Luís em Dezembro

O sinos do Natal já podem ser ouvidos nos seus sons distantes Quando eu era menino e começava, em São Bento, a descobrir o mundo com suas belezas, a primeira coisa que me encantava era o campo verde, lindo tapete de capins:...

 
 
 
 
Sitevip Internet