Notícias / Justiça

03/10/19 às 08:40

Araguaia Cidadão - Defensoria garante prótese a aposentada com perna amputada

Dona Estelita foi atendida em agosto, em Araguainha, durante o projeto Araguaia Cidadão, pelo defensor público Joaquim José Abinader da Silva

Alexandre Guimarães | Assessoria de Imprensa/DPMT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Araguaia Cidadão - Defensoria garante prótese a aposentada com perna amputada

Dona Estelita esteve em Cuiabá na semana passada para fazer o molde da prótese para a sua perna esquerda, que foi amputada há sete anos em decorrência de uma trombose.

Foto: Dani Cunha/TJMT

Após ação da Defensoria Pública de Mato Grosso durante o projeto Araguaia Cidadão, em agosto deste ano, a dona de casa e aposentada Estelita Ferreira de Souza, 55 anos, moradora de Araguainha esteve em Cuiabá na terça-feira passada (24) para fazer o molde da prótese para a sua perna esquerda, que foi amputada em decorrência de uma trombose.

“Foram sete anos de espera por este momento. Sinto muita alegria e emoção e não tenho palavras para descrever tanta felicidade. Só tenho a agradecer primeiro a Deus e depois ao Dr. Joaquim e toda a equipe. Fiquei muito feliz! Não esperava que ia sair tão rápido e saiu. Quero agradecer a todos”, afirmou Estelita.



A aposentada foi até o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) na semana passada para fazer o molde da prótese, que será entregue em menos de dois meses.

Uma prótese do mesmo molde custa mais de R$ 7 mil, um valor que a aposentada diz que seria impossível pagar. Agora, tem a perspectiva de um futuro melhor. “Vai melhorar tudo. Lavo louça, roupa, varro a casa, cozinho para todo mundo. Faço pastel e cremosinho para vender na feira e no festival de praia, e agora vai ser mais fácil para andar. Com esse andador a gente fica muito limitada e depressiva dentro de casa. Daqui para frente é vida nova e, com fé em Deus, logo estarei andando”, disse.




Dona Estelita foi atendida pelo defensor público Joaquim José Abinader Guedes da Silva, em agosto, durante o Araguaia Cidadão. Na época, ele comprometeu-se a fazer de tudo para ajudar a dona de casa. “Firmei o compromisso de tentar conseguir essa tão sonhada prótese para ela. Já estou trabalhando nisso. É uma mulher muito sofrida, pois faz todos os serviços domésticos com o auxílio do andador”, relatou na época.

O defensor acompanhou o caso desde o início. “Conversei com dona Estelita e ela me contou sua rotina, que cuida da casa, do marido, e que há muito tempo esperava por uma prótese. Imagino ela andando daqui uns dois meses e vou ficar mais feliz ainda quando isso se concretizar. Ela é muito guerreira. Já conhecia a região do Araguaia e esse município é desprovido de tudo”, destacou.




Araguainha - É o menor município de Mato Grosso, com 935 habitantes (2019) e o terceiro menor do país, atrás apenas de Serra da Saudade (MG), 781 habitantes, e Borá (SP), 837 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cidade nunca havia recebido uma série de atendimentos como a que foi levada por meio do projeto Araguaia Cidadão. A secretária de Assistência Social do município, Maria Rita de Souza, enfatizou a carência das pessoas que lá residem e que precisam de todos os tipos de serviços. “Foi de grande ajuda para nós, principalmente para dona Estelita, que esperava por isso há sete anos. Estamos tendo o respaldo do programa porque o município é muito carente. O sentimento é de gratidão, de satisfação”, ressaltou.




Araguaia Cidadão - A segunda etapa já está formatada e vai ocorrer de 4 a 16 de novembro. Serão percorridos, ao todo, 4.730 km. A primeira cidade a receber os serviços será Santa Terezinha, seguida por Luciara, São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio e Cocalinho.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet