Notícias / Agricultura

02/10/19 às 08:21

Povo Pareci - Embargos são suspensos e acordo regulariza a produção agrícola em terras indígenas

Índios Paresi devem cultivar 3,5 mil hectares com soja. Povos indígenas também devem investir em lavouras de segunda safra.

TV Centro América via G1/MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Povo Pareci - Embargos são suspensos e acordo regulariza a produção agrícola em terras indígenas

Cerca de 19 mil hectares devem ser cultivas pelo povo Paresi

Foto: Reprodução/TVCA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu o embargo de 22 mil hectares, em cinco áreas indígenas, onde vivem três etnias, em Mato Grosso. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Ibama, Ministério Público Federal (MPF) e Fundação Nacional do Índio (Funai) regulariza a produção agrícola nessas áreas.
 
Os índios Paresi ainda estão com as máquinas paradas à espera de uma notificação do órgão para começar o plantio. Eles esperam cultivar 3,5 mil hectares de soja para comercialização.
 
“A partir da regularização, podemos ter um planejamento nas nossas aldeias para produzirmos melhor e com mais segurança”, disse o represente dos indígenas, Ronaldo Zokezomaiake..
 
Desde de 2004, os índios Paresi, em Campo Novo dos Parecis, a 397 km de Cuiabá, buscam a regularização das atividades agrícolas nas aldeias. Além do plantio de soja, eles pretendem investir nas lavouras de segunda safra.
 
Ibama suspende embargo e índios de 3 etnias podem usar parte das terras para agricultura c
Ibama suspende embargo e índios de 3 etnias podem usar parte das terras para agricultura
 
No total, são 19 mil hectares só do povo Paresi
 
Com a suspensão do embargo, os índios podem negociar os insumos com as indústrias em troca da entrega de parte da produção.
 
O procurador da república, Ricardo Pael, explica que os índios precisam cumprir normas como o pagamento de multas, caso haja irregularidades, não permitam a intervenção de não índios e não podem plantar cultivares transgênicos.
 
“O TAC assim como os embargos foram necessários para resguardar os índios e permitir o plantio sem interferências”, explicou ele.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet