Notícias / Água Boa

01/10/19 às 07:49 / Atualizada: 01/10/19 às 08:10

Maurício Tonhá assina hoje ficha no Democratas

Eduardo Gomes – Boamidia

Imprimir Enviar para um amigo
Maurício Tonhá assina hoje ficha no Democratas

Tonhá, de volta ao DEM

Foto: Divulgação Boa Mídia

Longe dos caciques da sigla em Mato Grosso, Maurício Tonhá se filia ao Democratas nesta terça-feira, 1°, em Água Boa. O ato é apontado como o primeiro passo para a disputa da prefeitura em 2020, muito embora o novo democrata adote uma postura tucana não assumindo nem descartando sua eventual candidatura para suceder o prefeito Mauro Rosa, o Maurão (PSD).

No dia 26, em Cuiabá, Tonhá confirmou que se filiaria ao DEM, mas saiu pela tangente sobre candidatura ou não, deixando tudo no condicional, o que em política significa com todas as letras: serei candidato.

Tonhá já pertenceu ao PFL, antecessor do Democratas. Depois se filiou ao PPS e ao PR, sempre acompanhando o ex-governador Blairo Maggi, que mais tarde seria senador e ministro da Agricultura. Com Blairo afastado da política, ele formaliza sua volta ao antigo partido, que mesmo no período de seu desligamento sempre o apoiou.

Empresário conhecido nacionalmente pelos grande leilões que promove por meio de seu empresa Estância Bahia, Tonhá foi vereador e presidente da Câmara de Água, e prefeito em dois mandatos consecutivos naquele município. Em ambos os mandatos seu vice foi o advogado Luiz Schuster (MDB).

A filiação de Tonhá será conduzida pelo dirigente democrata no município e vereador Ari Zandoná.
Faltando um ano para a eleição municipal é cedo para se falar em composição de chapas e até mesmo afunilamento da disputa, mas entre os que deverão concorrer não há novidade. Além de Tonhá, o cirurgião Mariano Kolankiewicz Filho, o Dr. Mariano (PSDB, mas com os dois pés no MDB); e a vice-prefeita tucana Rejane Garcia.
 
Eleição em Água Boa quase sempre é muito disputada.

Tonhá disputou a prefeitura três vezes e perdeu a primeira. Dr. Mariano  foi candidato a prefeito em 2012 recebeu 49,47% da votação (5.613 votos) sendo derrotado por Maurão por diferença irrisória. Em 2020, ninguém duvida disso em Água Boa, o grande aliado de Dr. Mariano será o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), único representante do Vale do Araguaia na Assembleia Legislativa e, além disso, morador em Água Boa.

Dr. Eugênio foi vereador e concorreu a prefeito em 2016 recebendo 3.645 votos (31,73%) enquanto Maurão, o vencedor, cravou 7.843 (68,27%). Agora, com mandato de deputado, aumenta sua força política e, além disso, na condição de integrante da base de sustentação do governador democrata Mauro Mendes, poderá neutralizar sua participação na disputa em Água Boa, pois a cultura política nos mostra que não é recomendável governador contrariar quem aprova suas leis e suas contas.

Tonhá evitou a Imprensa sobre sua filiação. A informação sobre ela partiu de políticos em Água Boa.

INDICATIVO – Recentemente a Rádio Interativa FM divulgou uma pesquisa de intenção de voto para prefeito. O nome de Tonhá despontou com 49,05% (145 indicações) da preferência de 296 eleitores pesquisados, resultado que se considerada a margem de erro de 4,9% para mais ou menos lhe garantiria o direito de administrar sua cidade por mais quatro anos. O segundo colocado foi Dr. Mariano, com 18,2% (54 indicações).

Pesquisa reflete o pensamento no momento, mas não deixa de ser um indicativo de que Tonhá e Dr. Mariano poderão afunilar a disputa em Água Boa.

ÁGUA BOA – No centro geodésico do Brasil, Água Boa tem 25.721 habitantes e 15.689 eleitores. A rodovia BR-158 cruza a área urbana de sua sede. A base econômico é a agropecuária. O município ganhará acesso com  383 quilômetros de extensão pela Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) à Ferrovia Norte-Sul, em Mara Rosa (GO). Esse trecho ferroviário deverá começar em janeiro de 2020 e o presidente Jair Bolsonaro quer inaugurá-lo antes do fim de seu mandato.


PS– Sobre Maurício Tonhá leiam Da Boa Terra para Água Boa

Atenção! O espaço está aberto para aos demais pré candidatos a prefeito.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet