Notícias / Água Boa

26/09/19 às 08:13 / Atualizada: 26/09/19 às 17:32

Água Boa – Líder de pesquisa para prefeito, Maurício Tonhá se filia ao DEM

Eduardo Gomes – Boamidia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Água Boa – Líder de pesquisa para prefeito, Maurício Tonhá se filia ao DEM

Maurício Tonhá é a brasa do amor

Foto: Arquivo Boamidia

A sabedoria popular diz que amor é igual brasa coberta por cinza. Basta uma leve brisa pra acender seu fogo.  E qual definição você daria pra relação de Maurício Tonhá com a política? Qualquer resposta que não seja paixão (que em suma é amor) estaria errada. Afinal, há mais de três décadas  Maurício Tonhá sempre conciliou suas atividades empresariais com os palanques, as campanhas eleitorais, ora enquanto candidato ora enquanto coordenador ou apoiador. Tanto é verdade, que nesse período, foi vereador e presidente da Câmara e duas vezes prefeito em mandatos consecutivos no município de Água Boa.

A eleição de 2020 está relativamente distante, mas em todos os municípios há articulações para as prefeituras e câmaras municipais. Em Água Boa o prefeito Mauro Rosa da Silva, o Maurão (PSD) cumpre o segundo mandato consecutivo e não pode concorrer a esse cargo no próximo pleito. Os demais nomes do mundo partidário estão em cena.

O vento que sopra a brasa soprou para Maurício Tonhá, recentemente, quando a Rádio Interativa FM divulgou uma pesquisa de intenção de voto para prefeito. Seu nome despontou com 49,05% (145 indicações) da preferência de 296 eleitores pesquisados, resultado que se considerada a margem de erro de 4,9% para mais ou menos  lhe garantiria o direito de administrar sua cidade por mais quatro anos.

A pesquisa citou percentuais alcançados por Cesinha, Dr. Eugênio, Dr. Mariano e Rejane Garcia, entre outros, mas todos com menos intenção de voto do que Maurício Tonhá. O segundo colocado foi Dr. Mariano, com 18,2% (54 indicações)

Cesinha é o vereador Luis César de Lara Pinto Filho, que preside a Câmara, cumpre o segundo mandato consecutivo e que foi reeleito pelo PR (agora PL) com 461 votos – para presidente foi candidato único e recebeu todos os votos.

Dr. Eugênio é o nome parlamentar do deputado estadual pelo PSB, José Eugênio de Paiva, que é médico anestesiologista.
 
O tucano Dr. Mariano é o cirurgião Mariano Kolankiewicz Filho, que em 2012 foi candidato a prefeito e recebeu 49,47% da votação (5.613 votos) e perdeu para Maurão por diferença irrisória. Em 2018 Dr. Mariano coordenou a candidatura do colega Dr. Eugênio para a Assembleia.

A filiação de Dr.Mariano ao PSDB  estaria com os dias contados. Segundo fontes do diretório regional do MDB  Dr. Mariano costura sua ida para aquele partido que é controlado pelo cacique Carlos Bezerra.

Rejane Schneider Garcia (PSDB) é vice-prefeita. Empresária, administradora de empresa e militante na prestação de serviços sociais, Rejane Garcia tem trânsito com a cúpula estadual tucana, que em 2018 a escolheu para uma das suplências ao Senado, na chapa encabeçada pelo então deputado federal Nilson Leitão.

O empresário Maurício Cardoso Tonhá é filiado ao PL. Cumpriu dois mandatos consecutivos de prefeito e em 2014 tentou junto ao seu partido, o PR (agora PL) o lançamento de seu nome ao governo, mas a cúpula partidária optou pelo apoio à chapa Lúdio Cabral (PT) para governador, e Teté Bezerra (PMDB, agora MDB) para vice. À época a legenda republicana era presidida pelo então deputado federal e agora senador Wellington Fagundes, e em sua composição, dentre outros nomes tinha Pedro Nadaf e Emanuel Pinheiro – agora prefeito de Cuiabá e mergulhado no tristemente famoso episódio do Paletó.

O projeto político de Maurício Tonhá em 2014 foi sufocado. Coincidentemente ou não, Wellington, que presidia a sigla tem grau de parentesco com o ex-prefeito de Água Boa, mas os dois não navegam pelas mesmas águas políticas.
 
O que diz Maurício Tonhá
 
Em entrevista sobre política, político costuma dizer uma coisa, pensar noutra e fazer diferente do que diz e pensa. Nesta quarta-feira, 25, o site conversou com Maurício Tonhá no escritório de sua empresa, a Estância Bahia Leilões, em Cuiabá.

Maurício Tonhá falou pouco, mas aproveitou para criar um ambiente de suspense. Disse que assinará ficha de filiação ao Democratas, nos próximos dias. Segundo ele, não será um ato político em salão superlotado, mas uma simples assinatura protocolar. Maurício Tonhá destaca que iniciou sua carreira política no PFL, antecessor do DEM e que somente foi para o PPS que virou PR e PL, “para acompanhar o Blairo (Maggi, ex-governador e ex-senador)”.

 
Zandoná costura a candidatura de Maurício Tonhá
Zandoná costura a filiação de Maurício Tonhá
A filiação de Maurício Tonhá é conduzida pelo vereador e dirigente do partido em Água Boa, Ari Zandoná, que cumpre o oitavo mandato consecutivo à Câmara, sempre concorrendo com o número 25.610.  Quem disse ao site que  Maurício Tonhá se filiaria ao Democratas foi Zandoná, na manhã da quinta-feira, 25, na Assembleia Legislativa. O vereador revelou que se encontra em Cuiabá para tratar da filiação dele.

“É mera coincidência a minha filiação acontecer logo após a divulgação da pesquisa da Interativa”, observou Maurício Tonhá, mas mesmo assim ele não descarta nenhuma hipótese sobre concorrer. “Tanto posso ser, quanto não ser”, tenta sintetizar.

Muitas são as cobranças para que ele se candidate admite Maurício Tonhá, acrescentando que eleitores e lideranças em seu município o querem candidato,  e que o mesmo acontece em relação a políticos estaduais. Ao focalizar a filiação, ele falou da relação de cordialidade que mantém com a cúpula democrata representada pelo governador Mauro Mendes; o senador Jayme Campos; o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho; o ex-governador Júlio Campos; o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco; e o presidente regional do partido e suplente de senador, Fábio Garcia.

No meio da entrevista, Maurício Tonhá tirou o foco da política para falar sobre um de seus grandes sonhos para Água Boa: o trem, projeto que brotou quando ele era prefeito do município. Mesmo prudente, Maurício Tonhá se deixou empolgar com a ferrovia e não se preocupou em esconder um tímido sorriso ao ser questionado como ele se sentiria, se novamente fosse prefeito e pudesse inaugurar a ligação ferroviária de sua cidade à Ferrovia Norte-Sul.

O sonho com o trem começou em 2007, quando o presidente Lula da Silva incluiu a Ferrovia da Integração Centro-Oeste (FICO) ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A FICO ligará Água Boa aos trilhos da Ferrovia Norte-Sul, em Mara Rosa (GO), num trajeto de 383 quilômetros. Essa obra será executada pela mineradora Vale e deverá ser concluída no final de 2022.

O SORRISO TÍMIDO – Com entusiasmo  Maurício Tonhá falou sobre o trem, mas ficou ainda mais entusiasmado ao focalizar a agroindustrialização de Água Boa, pois para ele a ferrovia não será apenas um sistema de transporte para escoar commodities agrícolas da região. No seu entendimento Água Boa tem que se preparar para o apito do trem, criando um parque agroindustrial para esmagamento de soja, beneficiamento de algodão e arroz, abate bovino, curtume etc. “Temos que oferecer cargas de produtos industrializados, porque isso gera empregos, aquece a economia e promove desenvolvimento”, avalia. 

Eu questiono: onde você entra no processo sobre a agroindustrialização?  Maurício Tonhá chegou a abrir a boca pra responder, mas se conteve. Pensou. Pensou mais um pouco e resumiu: “todos nós que somos figuras públicas temos compromisso com nossos municípios, quer sejamos ou não ocupantes de cargos eletivos”. Só isso? – insisto. Ele dá a entrevista por encerrada. Me oferece um cafezinho e me presenteia com um exemplar da Bíblia.

Aposto na candidatura de Maurício Tonhá para prefeito. Avalio sua prudência como parte do jogo político e de sua longa experiência nesse campo ou como nos ensina a sabedoria popular: Antes da hora não é hora; depois da hora, também não: a hora é na hora. No momento certo ele assumirá a candidatura, pois política também é a arte de falar em silêncio.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet