Notícias / Agricultura

23/09/19 às 12:39 / Atualizada: 24/09/19 às 14:57

Produtores contabilizam resultados da segunda safra no Mato Grosso e planejam ciclo 2020

Híbrido de milho atingiu 180 sacas por hectare no estado; genética aprimorada, superprecocidade e manejo adequado contribuíram para novos patamares em campo

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Produtores contabilizam resultados da segunda safra no Mato Grosso e planejam ciclo 2020

Foto: Assessoria

Em Primavera do Leste (MT), o produtor Júlio César Libreloto obteve resultados acima da média em produtividade na safra inverno deste ano. “Atingimos 180 sacas por hectare com o superprecoce FS450, que suportou um período intenso de chuvas e ainda superou o teto de produção com qualidade de grão”, conta.   

A produção de milho segunda safra no estado atingiu 31,08 milhões de toneladas este ano, 38,58% superior à média das últimas cinco safras, de acordo com o IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. No País, a safra inverno é estimada em 73,795 milhões de toneladas, variação de 36,9% em relação ao ciclo anterior, conforme o 12º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

Sempre atento à escolha da semente, à época de plantio, à adubação e ao manejo adequado, Paulo Sachetti atingiu um novo patamar em Itiquira (MT), ao alcançar uma produtividade de 161 sacas por hectare com o FS450. “A superprecocidade do híbrido respondeu muito bem à nossa região, demonstrando alta produtividade e estabilidade. Para 2020, vamos aumentar de 650 hectares para 2300 hectares a área plantada com a cultivar”, diz.

Produtor em Vera (MT), próximo às regiões agrícolas de Sinop e Sorriso, Marcos Lorenzi costuma avaliar a tecnologia empregada nas sementes para maximizar os resultados a cada safra. Em 2019, Lorenzi conta que resolveu testar em escala comercial a superprecocidade do FS450 e obteve 147 sacas/ha em 120 hectares plantados com o híbrido. “Temos buscado materiais que tragam altos ganhos em produtividade, ciclo e sanidade”, destaca.   

“O Cerrado requer cultivares de milho que respondam melhor às suas condições. A associação de genética aprimorada, biotecnologia e especificidade têm apoiado os produtores a atingir teto produtivo acima da média na região, considerada polo estratégico da agricultura brasileira”, afirma o engenheiro agrônomo e gerente de desenvolvimento de mercado da Forseed, Danimar Zanetti. 

Rafael Scarton é outro produtor matogrossense a comemorar a última safra. Na propriedade, em Primavera do Leste, colheu 138 sacas/ha em mil hectares cultivados com o superprecoce, enquanto a produtividade média nos outros 4.800 hectares ficou em 123 hectares. “Na estratégia de safra é sempre importante verificar o desempenho de um híbrido diante das condições climáticas e pressão de pragas e doenças. Na nossa região precisamos de produtividade aliada à estabilidade e qualidade de colmo e o híbrido nos deu este resultado”, conclui. 

Sobre a Forseed

Forseed é uma marca que alia tecnologia com especificidade e foi criada especialmente para atender as necessidades do produtor. Em seu DNA está a busca contínua por antecipar fatores que podem afetar a alta performance em campo e é, desta análise, que é desenvolvido o híbrido certo para cada situação.

Sobre a LongPing High-Tech

A LongPing High-Tech é líder mundial no mercado de arroz híbrido e em vegetais e milho na China, além de ter participação global em outros cultivos como trigo, algodão, girassol, canola e milheto. Fundada em 1999 e listada na Bolsa de Valores de Shenzhen em 2000, é voltada ao mercado de sementes. No Brasil, iniciou suas atividades em dezembro de 2017, com unidades de produção e polos de pesquisa distribuídos pelo País.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet