Notícias / Policial

18/09/19 às 11:48

Altamira (PA) - Polícia Federal identifica áreas de desmatamento e grilagem

Os 15 mil hectares, que pertencem à Terra Indígena Ituna Itatá, estavam em processo de iminente grilagem. Ações fazem parte da Operação VerdeBrasil

Assessoria PF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Altamira (PA) - Polícia Federal identifica áreas de desmatamento e grilagem

Foto: Assessoria PF

A Polícia Federal identificou, nos últimos dias, áreas de desmatamento (aproximadamente 15 mil hectares) e iminente processo de grilagem no município de Altamira/PA.

Os policiais, através do uso de recursos tecnológicos, como geoprocessamento, imagens de satélite e outras ferramentas disponíveis, localizaram as áreas degradadas, o que possibilitou o deslocamento até a região e a chegada às localidades de difícil acesso.

Foram realizadas incursões no interior de Terras Indígenas, sendo constatado desmatamentos na Terra Indígena Ituna Itatá, e exploração seletiva de madeira na Terra Indígena Arara e Terra Indígena Cachoeira Seca.

Outras ações estão sendo desenvolvidas no âmbito da Operação VerdeBrasil.

Um grupo de peritos da PF também identificou, planejou e conduziu a equipe policial para as ações realizadas no garimpo Ressaca, dia 30 de agosto. No interior desse garimpo foram encontradas e destruídas 2 máquinas PC e diversos equipamentos/motores/ acampamentos.

Foram realizados voos, em parceria com a Marinha do Brasil e com o Ibama, para registro de imagens e outras ações sobre os acampamentos no interior das áreas desmatadas.

Paralelamente, estão sendo elaborados laudos dessas situações, especialmente dos desmatamentos na TI Ituna Itatá.

Foi identificada, pela equipe de polícia judiciária, a possível autoria desses desmatamentos e grilagem de terras na localidade.

Além disso, uma equipe pericial segue desenvolvendo trabalhos específicos relativos à investigação do chamado "Dia do Fogo".
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet