Notícias / Nacional

08/09/19 às 10:07

Ministério firma parceria com Proerd para levar informações sobre os males das drogas em escolas no País

Osmar Terra assinou acordo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros Militares

Renata Garcia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ministério firma parceria com Proerd para levar informações sobre os males das drogas em escolas no País

Foto: Mauro Vieira

O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados de Prevenção às Drogas, firmou, nesta quinta-feira (5), parceria com o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares para ampliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A ação consiste no combate ao uso de álcool e drogas por meio de palestras educativas dentro das escolas em todo o Brasil. O ministro da Cidadania, Osmar Terra,  destaca o importante papel do programa ao informar os jovens sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas.

“O nosso grande problema é que nossos jovens estão muito desinformados sobre o assunto. O Proerd é nossa principal aposta na área de prevenção, onde vamos concentrar recursos. Será um esforço conjunto para reduzir o uso de drogas no Brasil e melhorar, principalmente, a saúde mental e física dos nossos jovens”, afirmou o ministro ao formalizar a parceria.

Plano de ação - De acordo com o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, nos próximos meses haverá reunião para estabelecer um plano de ação, a fim de trabalhar no fortalecimento e na expansão do Programa. “O Proerd está em todos os estados do País. A ideia é que nós possamos levá-lo a um maior número de escolas e maior número de municípios possível, além de ajudar no processo de expansão e no financiamento de ações”, relatou o secretário.

O presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, participou do ato de formalização da parceria.

Política Nacional Sobre Drogas – A Política Nacional Sobre Drogas é desenvolvida em conjunto entre os ministérios da Cidadania, da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Ministério da Cidadania é responsável pelo acolhimento e tratamento de dependentes químicos, com estratégia focada na abstinência dos usuários.

Proerd - O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. O programa conta com três currículos: 

1- Proerd para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- Proerd para 5º ano do ensino fundamental,
3- Proerd para 7º ano do ensino fundamental,
4- Proerd para Pais/Responsáveis.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet