Notícias / Notícias Gerais

27/10/15 às 09:42

Mato Grosso não acompanha decisão nacional e greve dos bancos continua

A greve acabou em 24 estados e no Distrito Federal. Apenas MT e RR mantém o movimento

Mato Grosso não acompanha decisão nacional e greve dos bancos continua

Foto: Água Boa News

Os bancários de apenas dois estados decidiram pela manutenção da greve, indo na contramão da categoria no restante do país: Mato Grosso e Roraima. Assim, as agências bancárias de todo o Estado vão permanecer fechadas, por tempo indeterminado. Os bancários mato-grossenses não aceitaram a proposta da classe patronal de 10%. Desta forma, os atendimentos ficam restritos a caixas eletrônicos, internet banking e casas loterias.

A decisão mato-grossense, que surpreendeu a expectativa nacional, que era pelo fim da greve, foi explicada pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, José Guerra, como uma resposta da categoria no Estado contra que segundo ele é considerada “muito ruim”. Guerra reclamou que a decisão de manter o movimento não é apenas pelo índice oferecido pelos patrões, mas também pelo foto de terem ignorado as outras propostas.

A proposta feita pela Fenaban previa 10% de reajuste nos vencimentos e benefícios – acima da inflação de 9,88% de 2014 – e aumento de 14% nos vales refeição e alimentação.

A federação também propôs abonar 63% das horas dos trabalhadores que cumprem jornada de seis horas – em um total de 84 horas – e 72% das horas para os funcionários que cumprem jornada de oito horas por dia, totalizando 112 horas.

"A proposta, na verdade, é muito ruim. Ficamos todo esse tempo mobilizados e a proposta feita pelos bancos cobre apenas a inflação de 2014, ou seja, teríamos apenas 0,12% de ganho real. Além disso, não houve avanço em nenhuma das outras reivindicações, como mais segurança e melhores condições de trabalho. Isso também desanima bastante a categoria", afirmou.

Mas apesar de terem decidido pela manutenção do movimento paredista, os bancários mato-grossenses voltam a se reunir em assembleia nesta terça-feira. O encontro será para avaliar as decisões tomadas nos demais estados, que com exceção de Roraima que mantém decidiu pela greve, voltaram ao trabalho.

Como no resto do país a categoria aceitou a proposta patronal, José Guerra mostra uma completa decepção e indica que os grevistas mato-grossenses não devem conseguir nenhum ganho a mais.
"Acho que não vamos conseguir um proposta melhor do que essa, mas vamos esperar a assembleia desta terça-feira" disse.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Carla, em 27/10/15 às 11:35

    Poxa vida! justamente o Estado de Mato Grosso permanece com a grevemeu esposo precisa dar entrada no FGTS dele e isso nos prejudica, esperamos que não se prolongue ainda mais...

 
 
 
Sitevip Internet