Notícias / Barra do Garças

02/09/19 às 20:26 / Atualizada: 03/09/19 às 12:43

Morador de Água Boa participa de Festival de Pesca em Barra do Garças e captura peixe raro no Araguaia

Redação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Morador de Água Boa participa de Festival de Pesca em Barra do Garças e captura peixe raro no Araguaia

Rafael comemora com peixe fisgado durante o 2º Festival de Pesca em Barra do Garças

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Neste domingo dia 01 de setembro, aconteceu o 2º Festival de Pesca na cidade de Barra do Garças.

Foram mais de 30 equipes competindo, e esse número só não foi maior devido ao um embargo do evento pela Justiça um dia antes do início do evento, mas o festival deu continuidade após a procuradoria do município conseguir uma liminar, autorizando a sua realização.

O secretário de Pesca e Aquicultura de Barra do Garças Paulo Henrique disse que tudo foi feito dentro daquilo que foi solicitado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente - Sema. “Nós fizemos tudo conforme solicitou a Sema, portanto não havia motivo para embargo da competição, mas graças a Deus este assunto está superado e contamos com a presença do público”, frisou o secretário.

Entre os competidores, a equipe ‘Pai e Filho’ composta pelo morador de Água Boa e natural de Barra do Garças Rafael Gomes de Sousa e seu pai Lourival Gomes da Silva, logrou êxito em conseguir capturar uma das espécies mais raras entre os peixes presentes em nossa região: uma Piraíba de 86 cm.

"Foram mais de 35 minutos de briga com esse peixe, mas no final tudo deu certo e conseguimos tirá-lo de dentro d'agua e apreciar a sua beleza. Todos que estavam ao redor do meu barco vibraram juntos quando eu o retirei da água”, comemorou Rafael. Infelizmente a dupla não pontuou com a pesca da Piraíba por esta espécie não estar entre os peixes do catálogo do evento.

A Piraíba, conhecida como tubarão do rio ou filhote (quando jovem), é considerado o maior peixe de couro de água doce do Brasil, podendo atingir até 2,5 metros de comprimento e 300 kg de peso. Embora presente nas bacias do Araguaia e do Amazonas, na região onde o exemplar foi pescado é raro a aparição da espécie.

As 33 equipes saíram cedo e por mais de seis horas de pesca (modalidade pesque e solte) a disputa foi concorrida. A apuração da pontuação para a definição dos vencedores foi por meio dos apontamentos (medição dos peixes) realizada pelos fiscais da Polícia Civil, Aeronáutica e integrantes do curso de Zootecnia da UNIVAR.

A equipe vencedora foi a ‘Deus é Fiel’ de Aragarças.

Veja abaixo um vídeo do trecho da pesca da Piraíba.


Equipe Pai e Filho durante o 2º Festival de Pesca em Barra do Garças
Imprimir Enviar para um amigo

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Queimada e tempo seco não são os agentes principais das doenças respiratórias

As clínicas de otorrinolaringologista e pneumologia ficam cheias nesta época do ano. Crianças e idosos sofrem para dormir, principalmente devido à baixa resistência do organismo, fato que provoca com facilidade...

 
 
 
 
Sitevip Internet