Notícias / Agricultura

26/10/15 às 19:41

Comunidade do Rio da Casca realiza o 13º Festival do Caju

Rosana Persona

Empaer

Imprimir Enviar para um amigo
Comunidade do Rio da Casca realiza o 13º Festival do Caju

Foto: Divulgação

Acontece nos dias 30 e 31 ( sexta-feira e sábado), o 13º Festival do Caju (Cascaju), na comunidade do Rio da Casca, localizada a 43 quilômetros de distância do município de Chapada dos Guimarães. O evento tem o objetivo de divulgar e resgatar a tradição da comunidade na fabricação de doces e produtos derivados da fruta e é organizado pela Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio da Casca em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Prefeitura Municipal. Participam da festa moradores, produtores rurais, estudantes e visitantes.

Para incentivar o cultivo da cultura do caju foi realizado o cadastramento das famílias que vão receber mudas para plantio na comunidade. A extensionista social da Empaer, Deusimar Muniz Lima, informa que serão entregues 350 mudas de caju selecionadas que serão plantadas no período das chuvas. Mais de 14 famílias da comunidade utiliza o fruto do caju como fonte de renda, seja para fabricação de doces, salgados, pães e outros.

O cultivo do caju ocupa uma área de aproximadamente dois hectares de plantio. O festival vai contar com a participação dos estudantes, que estão aprendendo sobre os costumes, tradição e fonte de renda de seus familiares. “Com a distribuição das mudas de caju a comunidade poderá ampliar a produção nos próximos anos”, enfatiza Deusimar.

Durante o festival serão realizadas atividades recreativas, com a participação do grupo da terceira idade de outras comunidades, feiras com produtos da região, apresentações culturais, desfile da princesa, e pela primeira vez, desfile do príncipe do caju e baile popular. Deusimar, destaca que a festa do caju proporciona a integração da comunidade em busca do desenvolvimento da região.

No distrito de Rio da Casca foi construída a primeira usina hidrelétrica do Estado de Mato grosso, inaugurada em 1928. A Cascata do Governador, antiga residência de descanso dos governadores da época, construída junto à Usina Casca I, foi tombada em 2009, pelo patrimônio histórico.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet