Notícias / Meio Ambiente

28/08/19 às 12:23 / Atualizada: 28/08/19 às 12:40

Nova Nazaré - Ibama e PF fazem operação contra desmatamento e queimadas na terra indígena Areões

Reserva tem 219 mil hectares e é habitava por 1,5 mil xavantes. Ibama diz que quase toda TI já foi atingida pela queimada.

Denise Soares, G1 MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

Imagem mostra resultado das queimadas na Terra Indígena (TI) Areões, no município de Nova Nazaré (MT) — Foto: Ibama/Divulgação
 
Agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal fazem uma operação nesta quarta-feira (28) contra o desmatamento, a exploração do cerrado e as queimadas em terras indígenas de Mato Grosso. Nenhuma pessoa foi presa até o momento.
 
De acordo com o Ibama, a primeira área alvo da operação 'Siriema' é a Terra Indígena Areões, no município de Nova Nazaré. A reserva tem 219 mil hectares e é habitava pelo povo xavante. Vivem na área cerca de 1,5 mil índios.
 
Fogos de incêndio são vistos na Terra Indígena (TI) Areões, no município de Nova Nazaré — Foto: Ibama/Divulgação
Fogos de incêndio são vistos na Terra Indígena (TI) Areões, no município de Nova Nazaré — Foto: Ibama/Divulgação
 
A Terra Indígena Areões, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é a área com mais focos de calor em Mato Grosso e a segunda no ranking nacional.
 
Os agentes flagraram movimentação de caminhões e tratores dentro da terra indígena e procuram pelos infratores. Árvores, como ipê, roxinho e jatobá foram encontradas cortadas na terra indígena.
 
Madeira extraída da Terra Indígena (TI) Areões, no município de Nova Nazaré, foi apreendida no local — Foto: Ibama/Divulgação
Madeira extraída da Terra Indígena (TI) Areões, no município de Nova Nazaré, foi apreendida no local — Foto: Ibama/Divulgação
 
O Ibama reúne brigadistas que devem ser enviados ao local para combater o fogo.
 
Conforme constatação dos agentes, quase toda TI já foi atingida pela queimada. Os desmatadores usam o fogo para poderem explorar ilegalmente a terra.
 
A investigação para identificar os suspeitos é feita pela Polícia Federal de Barra do Garças. Um helicóptero está sobrevoando as terras indígenas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet