Notícias / Meio Ambiente

21/08/19 às 20:57

Opinião: Uma nuvem negra que anuncia um futuro terrível

Não dá para saber ao certo o que escureceu o céu de São Paulo no último dia 19. Mas, independentemente do que tenha sido, foi um péssimo presságio no horizonte deste país

Denis Russo Burgierman, Época

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Opinião: Uma nuvem negra que anuncia um futuro terrível

O céu de São Paulo

Foto: André Lucas / picture alliance via Getty Image

Não dá para saber ao certo o que escureceu o céu de São Paulo no último dia 19. Mas, independentemente do que tenha sido, foi um péssimo presságio no horizonte deste país.

Este planeta quase inteiro azul é circundado por duas grandes faixas amarelas, uma ao sul, outra ao norte do Equador. São desertos: muitos desertos, duas cintas de desertos abraçando a Terra. Ao norte, tem o Mojave e o de Chihuahua, na América do Norte; o do Sahara, na África; o da Arábia, no Oriente Médio; e vários na Ásia, inclusive o de Thar e o de Gobi. No sul, tem o de Kalahari, na África; o Grande Deserto Arenoso, na Austrália; o do Atacama, no oeste da América do Sul. Mas aí de repente essa faixa amarela do sul é interrompida. Do outro lado dos Andes, surpreendentemente, há uma imensa mancha verde.
 
É de dentro dessa mancha que eu lhes escrevo. Estou aqui na latitude 23 graus sul - mais especificamente na cidade de São Paulo. Em qualquer outro continente, se eu estivesse sobre o paralelo 23, tanto o do sul quanto o do norte, longe dos ares úmidos do oceano, eu estaria num deserto. Mas não aqui, no lado oriental da América do Sul. Bem ao contrário, aliás: estou na beira de uma das zonas mais verdes e biodiversas do planeta, um celeiro que produz boa parte de tudo o que se come no mundo. Está aí um dos mistérios da Terra: como é que uma vastidão fértil foi surgir bem na faixa onde todas as condições climáticas indicam que deveria haver um deserto? Isso nunca fez sentido.

Passou a fazer só na última década, graças a uma série de pesquisas de cientistas de várias especialidades, que estão desvendando o complexo mecanismo planetário que fertiliza boa parte da América do Sul do lado de cá dos Andes. Parece que a Floresta Amazônica é uma espécie de bomba que puxa a água do Oceano Atlântico e a arremessa com força nos Andes, de onde ela se espalha pelo continente todo. O mecanismo que bombeia a água são as gigantescas árvores da floresta, cujos trilhões de folhas transpiram um volume mastodôntico de minúsculas gotas d’água no céu. Essa injeção de gotas vai empurrando o ar, que puxa a umidade do mar. O resultado são rios de gotículas e vapor, mais volumosos que os rios que correm no chão, mesmo o gigantesco Amazonas.
 
A floresta fica constantemente chupando água do oceano e irrigando de graça as terras do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul brasileiros, da Argentina, do Uruguai, do Paraguai. “Se estivermos certos, a Amazônia é uma espécie de coração do continente, sempre bombeando e irrigando tudo”, diz o engenheiro agrônomo Antonio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um dos formuladores da teoria.

Lembrei disso quando vi o pretume que anoiteceu São Paulo na tarde do dia 19. Talvez aquela cena de terror tenha sido consequência da queima da bomba-floresta. Em chamas, ela pode ter passado a impulsionar fuligem, em vez de água. Perguntei a Nobre. Ele acha que tem a ver. “Fumaça e fuligem têm esse poder de ‘poluir’ nuvens a ponto de perturbar sua dinâmica de formação de gotas”, explica ele. Essas partículas atraem água, formando gotas - muito mais gotas do que seria normal. “E esse é o contrassenso: há um número maior de gotas, nuvens maiores, mas que produzem menos chuva ou nenhuma. E foi precisamente o que se viu em São Paulo”, diz.

Nobre acha que foi isso que aconteceu, mas não tem certeza. Um colega dele do Inpe, Alberto Setzer, discorda. Para ele não foi a fuligem que tapou a luz sobre São Paulo, mas uma nuvem monumental, atípica, uma tempestade extrema. Se Setzer estiver certo, a cena apocalíptica de ontem não foi consequência de problemas na bomba, mas de algo mais global: as mudanças climáticas, que aumentam a ocorrência e a intensidade de tempestades, mesmo em períodos do ano nos quais elas não costumam ocorrer.
 
É difícil saber ao certo quem tem razão. Não é fácil estudar a atmosfera da Terra. Não dá para levá-la para o laboratório. Não tem como comparar o céu de São Paulo com a Amazônia em chamas com o céu sem a Amazônia em chamas. Só há uma Amazônia. Só há uma atmosfera.

O fato é que a floresta está em chamas. Rondônia está criminosamente ardendo, assim como o Mato Grosso. É fato também que este continente encharcado está secando. O Cerrado do Centro-Oeste brasileiro, que recebe boa parte da água bombeada, sempre foi uma espécie de esponja, de onde transbordam as águas que alimentam quase todos os grandes rios do continente. A cada ano, tem menos água nesse reservatório, e por isso a cada ano tem menos vazão nos rios sul-americanos. Num continente mais seco, as coisas queimam mais fácil. Fato também é que as mudanças globais estão se acelerando, e que a queima da floresta, ao encher a atmosfera de gás carbônico, agrava o problema.

Independentemente de qual for a explicação para a cena tétrica desta semana em São Paulo, é certo que o que se viu foi um presságio de algo grave. E é certo também que o aumento do ritmo da devastação, favorecido pelo vale-tudo defendido pelo novo governo e pelo relaxamento do monitoramento, está aproximando o dia em que a bomba da floresta vai parar de funcionar.
 
O céu está negro no horizonte, e a tempestade que se aproxima se anuncia terrível. Quando ela vier, será o fim do agronegócio brasileiro, já que o país, ao contrário de Israel, por exemplo, investe cada vez menos em ciência e não tem o know-how para produzir sem umidade. E aí este paralelo 23 de onde escrevo será bem parecido com qualquer outro paralelo 23 do mundo: um deserto.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet