Notícias / Policial

25/10/15 às 16:27 / Atualizada: 25/10/15 às 16:31

Jornal Nacional destaca trabalho feito pela PF para retirar garimpeiros de extração ilegal em Pontes e Lacerda

Jornal Nacional

RDNews

Imprimir Enviar para um amigo
Jornal Nacional destaca trabalho feito pela PF para retirar garimpeiros de extração ilegal em Pontes e Lacerda

Polícias federais fazem barreira em entrada que dá acesso ao garimpo para evitar mais invasões

A Polícia Federal começou uma operação para desativar um garimpo ilegal de ouro, em Mato Grosso.  A Justiça já determinou a desocupação do local, mas muitos garimpeiros se recusam a sair.

Policiais federais fazem barreiras nas estradas de acesso ao garimpo. A procura é por ouro extraído ilegalmente na Serra da Borda, onde garimpeiros estão acampados há mais ou menos dois meses. O lugar fica em Pontes de Lacerda, perto da fronteira com a Bolívia.

Até agora, duas pessoas foram presas com 40 gramas de ouro. Outras quatro foram detidas com R$ 460 mil em dinheiro. Elas são suspeitas de comprar ouro dos garimpeiros, o que também é crime.Policiais federais fazem barreiras nas estradas de acesso ao garimpo. A procura é por ouro extraído ilegalmente na Serra da Borda, onde garimpeiros estão acampados há mais ou menos dois meses. O lugar fica em Pontes de Lacerda, perto da fronteira com a Bolívia.

Há oito dias, a Justiça Federal determinou a retirada de todos do garimpo. Mas, cerca de mil pessoas ainda continuam na área. Segundo a polícia, muitas armadas. “Pelo nosso núcleo de inteligência de Pontes de Lacerda que fez vários levantamentos no interior do garimpo e nas proximidades. Há relatos comprovados de que há pessoas que estão portando armas de fogo, inclusive armas longas”, diz o delegado Vítor Domingues.

O garimpeiro, que não quer aparecer, conta que o clima é tenso: “Tem muitos armados lá no barranco, que é onde surge o ouro mais forte. ‘É’ doze, treze pistolas, com segurança ao redor. 
  
A Polícia Federal diz que está esperando a chegada de mais policiais para iniciar a desocupação. “Eles insistem na nossa retirada. E nós insistimos em ganhar nosso dinheiro. Estamos aí nessa batalha”, diz o garimpeiro Carlos Braga.

O governo de Mato Grosso pediu ao ministério da Justiça a presença da Força Nacional de Segurança na região, para manter o garimpo isolado depois que a desocupação for concluída. Ainda não há confirmação da chegada dos militares, mas essa ação é para evitar que a área seja invadida por novos garimpeiros.

Clique aqui, para assistir.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet