Notícias / Agricultura

16/08/19 às 22:15 / Atualizada: 16/08/19 às 22:30

Querência - CNA reúne produtores de soja e milho para levantar custos de produção

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Os levantamentos de custos de produção de grãos em Mato Grosso foram encerrados na sexta (16) com a realização do painel em Querência, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) dentro do projeto Campo Futuro.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malinski, houve queda de produtividade de até 10% na região por causa da estiagem ocorrida em meados de dezembro e janeiro, que representou uma colheita de 57 sacas por hectare. No caso do milho, a produtividade foi boa, embora o preço fosse menor em relação á safra passada.

“Mas nas duas culturas o produtor conseguiu cobrir as despesas e ele conseguirá investir em tecnologia para ter uma safra melhor”, explicou Malinski.

Segundo o produtor André Bonnan, é fundamental o produtor acompanhar seus custos e ter tudo na ponta do lápis para se manter na atividade. Já Osmar Frizzo, também produtor na região, o produtor deve estar alerta, diante do aumentos dos custos dos insumos e da logística cara na região.

O objetivo do Campo Futuro é auxiliar o produtor rural na administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção. A coleta de dados contou com a participação de representantes de sindicados rurais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet