Notícias / Agricultura

16/08/19 às 22:15 / Atualizada: 16/08/19 às 22:30

Querência - CNA reúne produtores de soja e milho para levantar custos de produção

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Os levantamentos de custos de produção de grãos em Mato Grosso foram encerrados na sexta (16) com a realização do painel em Querência, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) dentro do projeto Campo Futuro.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malinski, houve queda de produtividade de até 10% na região por causa da estiagem ocorrida em meados de dezembro e janeiro, que representou uma colheita de 57 sacas por hectare. No caso do milho, a produtividade foi boa, embora o preço fosse menor em relação á safra passada.

“Mas nas duas culturas o produtor conseguiu cobrir as despesas e ele conseguirá investir em tecnologia para ter uma safra melhor”, explicou Malinski.

Segundo o produtor André Bonnan, é fundamental o produtor acompanhar seus custos e ter tudo na ponta do lápis para se manter na atividade. Já Osmar Frizzo, também produtor na região, o produtor deve estar alerta, diante do aumentos dos custos dos insumos e da logística cara na região.

O objetivo do Campo Futuro é auxiliar o produtor rural na administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção. A coleta de dados contou com a participação de representantes de sindicados rurais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Queimada e tempo seco não são os agentes principais das doenças respiratórias

As clínicas de otorrinolaringologista e pneumologia ficam cheias nesta época do ano. Crianças e idosos sofrem para dormir, principalmente devido à baixa resistência do organismo, fato que provoca com facilidade...

 
 
 
 
Sitevip Internet