Notícias / Água Boa

12/08/19 às 13:49

Codema - Empaer apresenta proposta de parceria para ampliar atendimento no Médio Araguaia

A previsão é atender 6.715 famílias de agricultores distribuídos em nove municípios do Estado

Rosana Persona | Empaer-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Codema - Empaer apresenta proposta de parceria para ampliar atendimento no Médio Araguaia

Reunião debate plano de trabalho a ser executado para os produtores rurais da região Leste do Estado

Foto: Empaer

O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, esteve reunido na sexta-feira (09.08) com o secretário do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia (Codema), Deiwis Schindler, para apresentar um plano de trabalho a ser executado para os produtores rurais da região Leste do Estado.

Durante a reunião foi apresentada uma proposta de parceria para prestar assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares de nove municípios.

No levantamento feito pelos técnicos da Empaer, o atendimento pode ser realizado para 6.715 famílias, nos municípios de Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira.

Loffi destaca que foi elaborado um plano de negócio para atuação das cadeias produtivas com a finalidade de gerar e levar conhecimento para o campo. Ele enfatiza que serão feitos visitas, acompanhamentos, palestras, cursos diversos, dia de campo, instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URT) e outros.

 O objetivo dessa parceria com o Codema é dar assistência técnica e aperfeiçoar os métodos de produção, o que contribui para aumentar a produtividade da propriedade rural e a renda do agricultor. O técnico será responsável pela expansão do aprendizado do produtor com orientações sobre o plantio e a colheita de culturas.

“Estamos buscando parcerias para tornar o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) mais eficiente nos municípios, bem como nos assentamentos rurais e comunidades tradicionais”, esclarece Loffi.

O secretário Deiwis comenta que essa foi a primeira reunião e  que está sendo montado um projeto voltado para a região do Araguaia. “Estamos dispostos a fazer um termo de cooperação técnica para chegar a um produto final que é o atendimento à agricultura familiar. Vou levar essa proposta da Empaer para as diretorias dos consórcios e prefeitos”, ressalta.

Deiwis fala que o trabalho dos Consórcios é analisar projetos de licenciamento ambiental visando à liberação de licenças para empreendimentos e atividades urbanas de pequeno e médio nível de degradação ambiental, apoiar e gerenciar projetos de recuperação de áreas degradadas e outros de melhoria do meio ambiente. Ele destaca que conhece o trabalho que a Empaer executa nos municípios e enfatiza que nunca trabalharam com a agricultura familiar e a parceria tem tudo para dar certo no desenvolvimento da região.

Durante a apresentação o engenheiro agrônomo da Empaer, Almir de Souza Ferro, destacou a necessidade de realizar um estudo das principais cadeias produtivas na região, apoiar a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Rural dos municípios e orientar os serviços de Ater com foco em sistemas de produção das cadeias produtivas a serem trabalhadas. Ele cita as principais cadeias produtivas: fruticultura, olericultura, mandiocultura, piscicultura, apicultura, pecuária de leite e de corte.

Para realização desse trabalho, a empresa contaria com 35 técnicos, entre eles engenheiro agrônomo, médico veterinário, zootecnista, técnico em agropecuária, extensionista social e auxiliar de escritório.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Paiva Netto

Hiroshima

Em 6 de agosto de 2019, precisamente às 8h15, completam-se 74 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das...

 
 
 
 
Sitevip Internet