Notícias / Curiosidades

08/08/19 às 12:26 / Atualizada: 09/08/19 às 11:45

Como funciona o consórcio de carros novos e seminovos?

O consórcio é uma das melhores opções para quem quer comprar um carro 0km ou seminovo; descubra como usá-lo.

Assessoria

com redação

Imprimir Enviar para um amigo
O consórcio (https://www.embracon.com.br/) de automóveis é um segmento em franca expansão: 1 em cada 4 carros comercializados no Brasil são vendidos por meio do consórcio. Só em 2018, foram movimentados R$ 48,84 bilhões em créditos automotivos. No período, mais de 1,2 milhões de pessoas foram “contempladas” – o que representa 26,1% de todas as negociações envolvendo a comercialização de veículos leves.

O ticket médio é de R$ 40,08 mil, mas é possível usar o consórcio para comprar desde automóveis usados até modelos de luxo!
 
Como funciona o consórcio

O consórcio é uma modalidade de crédito que reúne diversas pessoas com um objetivo comum – como a compra de uma casa, moto ou carro ou a contratação de um serviço. Para realizar esse objetivo, cada pessoa do grupo contribui com um valor mensal. Depois de arrecadar a parcela de cada um, a administradora do consórcio realiza uma assembleia e contempla um dos participantes com o valor necessário para a compra do bem.

Se o seu objetivo é comprar um carro, basta simular o valor do modelo que você quer e escolher a quantidade e o valor das parcelas mensais. Em seguida, você fará parte de um grupo com outras pessoas que também querem comprar um carro. A contribuição de todos forma o fundo comum, que é repassado para um (ou mais participantes) por sorteio ou por lance.

O “contemplado” recebe uma carta de crédito no valor contratado no início do consórcio e pode usá-la tanto para comprar um automóvel zero quanto um seminovo. Não há diferenças entre o consórcio de carro zero ou usado, mas as administradoras costumam limitar os usados há 3 ou 5 anos.
 
Vantagens do sistema de consórcio

Ao optar pelo consórcio, você percebe diversas vantagens em relação aos outros tipos de crédito. A primeira delas é que você pode escolher quanto pagar por mês e em quantas vezes. São até 80 meses e, o melhor, você não paga juros.

Caso tenha pressa em adquirir o veículo, basta você ofertar um lance. Sabe aquele dinheiro que você daria de entrada para conseguir um financiamento? Ele pode ser usado como lance. Com a carta de crédito você também pode pagar pela documentação do carro novo ou usado e comprar acessórios.

"Podemos perceber, após as vantagens apresentadas, que o consórcio é uma ótima alternativa para quem quer comprar um carro", pontua o vice-presidente de negócio da Embracon, Luís Toscano. "Ele é uma opção tanto para quem quer comprar o primeiro carro, como para quem quer planejar a troca por um modelo mais novo ou potente. É recomendado, inclusive, para os motoristas de aplicativo", afirma o executivo.

Na Embracon, administradora de consórcio com mais de 30 anos de atuação no mercado, são 60 mil clientes ativos. Com grupos bem estruturados, a empresa tem recordes de contemplação mensal, tanto por sorteio quanto por lance.

"Segurança, transparência e acessibilidade na hora de aplicar o seu dinheiro são primordiais para garantir o sucesso dessa decisão. Por isso, ao decidir fazer um consórcio, não deixe de buscar uma administradora séria, autorizada pelo Banco Central e com boa reputação no mercado, assim, seu investimento e seu sonho não correrão riscos", finaliza Toscano.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet