Notícias / Água Boa

23/10/15 às 21:02

Prefeito é acusado de empregar 'fantasma'

Se comprovado que servidora recebia sem trabalhar haverá punição

Prefeito é acusado de empregar 'fantasma'

Foto: Reprodução / da Assessoria Prefeitura

O promotor Francisco Gomes de Souza Júnior entrou com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa da Silva (Maurão), seu secretário de Administração Luiz Omar Pichetti e a servidora Neiva Salete Silva Pezzini. Junto à ação estava o pedido de liminar para bloqueio de bens dos três citados na ação, mas que foi negado pelo juiz Ramon Fagundes Botelho.
 
Segundo a denúncia do Ministério Público os acusados teriam violado os princípios da administração pública, causando prejuízo aos cofres do município. O promotor assegura, de início, que foi feito pagamento à servidora Neiva sem que ela trabalhasse, com a conivência do prefeito Maurão e do secretário Luiz.
 
A denúncia anônima chegou ao Ministério Público em fevereiro de 2014 dando conta de que Neiva Pezzini recebia o ordenado mensal desde junho de 2013 “apesar da mesma não estar trabalhando”, frisa a denúncia.
 
Nas informações prestadas ao Ministério Público Luiz Pichetti diz que a servidora trabalhou até 17 de fevereiro de 2013 quando saiu por um mês de férias. Quando deveria retornar ao trabalho ela pediu uma licença prêmio de março a junho daquele ano. Findo esse período o secretário disse que “ao término de sua licença  a servidora já havia solicitado uma licença não remunerada por dois anos para tratar de interesses particulares”.
 
Feita a investigação, ficou provado que a versão do secretário não batia com a levantada pelo Ministério Público que ouviu a gerente de recursos Humanos da prefeitura, Valdete Padilha de Lima que desmentiu a versão de Luiz ao dizer que o requerimento formulado por Neiva não foi apresentado em 10 de junho de 2013. Segundo a gerente de RH o requerimento teria sido feito no início do ano passado, seis meses depois da expectação da licença prêmio, com data retroativa para maquiar uma situação de total irregularidade tanto do prefeito Maurão, quanto do secretário Luiz.
 
Desde a expiração do prazo dessa licença a servidora Neiva era, portanto, uma “funcionária fantasma” conforme grifa o documento do promotor Francisco Junior e que teria causado um prejuízo ao município de pelo menos 20 mil reais.
 
“Fantasma”, segundo o Ministério Público, porque recebia regularmente sem prestar qualquer serviço à municipalidade, sendo do conhecimento do prefeito Mauro Rosa, conforme depoimento ao MP do chefe de gabinete José Larri Abreu Pereira que coincide com o de Valdete Padilha.
 
O depoimento do chefe de gabinete José Larri, segundo o Ministério Público, trouxe elementos indicativos de que o prefeito tinha pleno conhecimento da situação irregular da servidora, “mas providência alguma adotou para ceifá-la”, sequer impondo providências já que se mostrava flagrante a situação de abandono de cargo.
 
Se condenados, o prefeito Mauro Rosa poderá ser enquadrado na lei da Ficha Limpa, assim como secretário Luiz Pichetti e a servidora Neiva Pezzini.

comentar10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedro henrique, em 29/10/15 às 07:51

    O aeroporto de água boa é o mais movimentado do vale, tendi um fluxo de umas 20 aeronaves por dia. Sem falar da quantidade de VIDAS que já foram salvas por UTI aéreas que só tiveram condições de pousar aqui devido a qualidade do aeroporto. Falar mal desse aeroporto ai é pura hipocrisia é inveja de quem tem condições de possuir uma aeronave.

  • por Sergio Augusto, em 27/10/15 às 18:20

    Deste jeito, pra este povo, obra é rotatoria pra tirar retrato, favorecimento em loteamentos, aeroporto pra movimento uma vez no ano, é como PH falou deixou uma prefeitura com outras obras para benfeitoria de urgencia para pessoas carentes paradas, pois onde se tira mais é na educação e na saùde, e as verbas para estas obras devem ter vindo. Mais ficaram inacabadas, e a atual gestão esta concluindo todas, é ainda fazendo mais. Este povo acha que isto é politica, tirar retratos nas rotatorias, e ao lado de aviões a jato de nababescos , que uma vez por ano e lavão roupas no municipio...

  • por Pedro henrique, em 27/10/15 às 13:38

    Engraçado. Parece que água boa é só coisa ruim! O prefeito pega uma prefeitura cheia de compromissos, cumpre com todos e ainda faz um monte de obras e o povo(do mal) vem falar de um problema de 20mil reais. Infelizmente aqui tem gente que NUNCA fez nada pela cidade e ainda torce pra tudo dar errado com os gestores. Não sei se é ciúmes ou falta de vergonha na cara de fazer algo pela cidade. Depois diz q ama água boa e não sei mais o que. Se toquem!

  • por Jose Pedro Rodrigues, em 26/10/15 às 13:25

    Parabens ao kassu por ter divulgado a noticia. O prefeito e o gestor dos recursos publicos, oriundos dos impostos que nos pagamos, portanto dinheiro do povo temo direito de saber combo e gas to. Essa historia a maioria ja Sabia.

  • por shirley rosa da silva, em 26/10/15 às 09:25

    Nossa que comentários ?

  • por C.G, em 25/10/15 às 16:57

    Eu entendo que as pessoaa deviam se informar mais antes de formarem opiniao! Isso é noticia antiga, mas que colocam agora para dar ibope, pois estamos proximos das eleições! Nossa cidade é muito bem de gestao, como vcs podem concluir pelo índice Firjan. Nesse caso em particular, o prefeito nem foi condenado, entao, antes de passarem adiante, procurem saber pra nao fazerem parte dessa politica nojenta que acontece aqui. Da redação: a notícia só foi veinculada agora por que têm novidade: o Juiz aceitou a denúncia; antes era uma investigação do MP que fez a denúncia e foi aceita pela Justiça. Se é só política a justiça é que vai julgar.

  • por Sérgio Augusto, em 25/10/15 às 12:54

    Como diz o ditado, é melhor puxar saco do que puxar carroça. Um animal de carroça usa tapa, o tapa e usado somente para olhar pra frente, nunca para os lados. Quem achar que rotatorias, e asfalto cobrado é melhor do que escola, posto de saude, também usa tapa não olha para os lados. O atual alcaide municipal, pegou uma prefeitura com muitos segredos, sofreu no começo, mas esta fazendo uma administração ilibável, digna de reeleição. Agora te gatanto se o Dr Mariano eleito fosse, ai então ele teria cavado muita coisa enterada.

  • por F.H, em 25/10/15 às 00:23

    Sérgio intao a gestão passada do Mauríção, teve rolo pois ela é uma gestão passada?? E outra obras isdo já estava programado e aprovado na gestão passada, isso eu te garanto na gestão passada não teve funcionários fantasma, e nem aluno fantasma nas escolas como água boa foi citada no jornal.. Se essa moda pegar agorinha aparece médico fantasma. Pacientes fantasma.. Só os pucha saco dessa gestão que não vai se reeleger são fantasma...

  • por Sérgio Augusto, em 24/10/15 às 21:10

    Caro amigo(a) F.H. Pode se falar que brotou um podre, mas e as obras que brotaram em Agua Boa, nos ultimos anos foram muitas, podres ficaram de administrações passadas, e este administrador soube com sabedoria e honradez, soube conduzir com sabedoria, podres e muitos, você nem calcula quantos aconteceram no municipio.

  • por F.H, em 24/10/15 às 07:35

    Que coisa eim, começou brotar os podres desse prefeito e sua equipe.. Acho que o M.P deveria ir mais fundo..

 
 
 
Sitevip Internet