Notícias / Agricultura

05/08/19 às 10:55

Mato Grosso desenvolve variedade genética de maracujá com melhor qualidade adaptada a região

Widson Ovando | Fapemat

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mato Grosso desenvolve variedade genética de maracujá com melhor qualidade adaptada a região

A nova variedade de maracujá vai produzir mais com melhor qualidade do fruto

Foto: Willian Krause

Pesquisadores de Mato Grosso desenvolveram nova variedade de maracujá, através de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat). A nova variedade possui seleção genética diferenciada para se adaptar ao solo e clima da região e, com isso, produzir frutos de melhor qualidade.

As pesquisas são desenvolvidas há cerca de dez anos e, segundo o coordenador dos estudos, Willian Krause, Mato Grosso torna-se destaque na hortifruticultura, uma vez que o resultado da seleção deve atrair empresas com interesse em contratos de transferência da tecnologia.

“A Fapemat fomentou diversas pesquisas a respeito do fruto e chegamos a essa variedade que podemos considerar um sucesso. A comercialização de sementes deste maracujá trará maior produtividade do fruto e o resultado será o aumento da renda dos produtores da agricultura familiar”, comentou Krause.

Ainda de acordo com o pesquisador, Mato Grosso possui mais de 104 mil pequenas propriedades rurais e a cultura do maracujá é ideal para estas propriedades por ter um alto rendimento financeiro em pequenas áreas.

Para fomentar e divulgar o resultado da pesquisa, nos dias 22 e 23 de agosto será realizada a 2ª Feira Estadual de Horticultura, em Tangará da Serra, no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Além da apresentação da nova variedade de maracujá, o evento trará palestras com temas ligados às soluções empreendedoras do campo.

Também serão oferecidas oficinas nas áreas da agricultura familiar, giro tecnológico nas estações de frutas e hortaliças, tecnologia e irrigação, agronegócio brasileiro e aproveitamento de alimentos.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

As mulheres da minha vida

Thomires era o nome da minha avó paterna.  Descendente de franceses, tinha a pele muito alva e os olhos azuis claros, que lembravam o mar. O louro esbranquiçado do seu cabelo remetia-me aos das minhas bonecas. Adorava admirar o...

 
 
 
 
Sitevip Internet