Notícias / Saúde

03/08/19 às 07:18 / Atualizada: 03/08/19 às 09:18

Goiânia terá programação especial para celebrar Semana Mundial da Amamentação

O aleitamento materno, segundo o Ministério da Saúde, é a única estratégia que, isoladamente, pode reduzir em até 13% as mortes de crianças de até cinco anos por causas evitáveis

Redação AguaBoaNews com Agência do Rádio

Imprimir Enviar para um amigo
Goiânia terá programação especial para celebrar Semana Mundial da Amamentação

Foto: Divulgação

Renata Magalhães tem 31 anos e há pouco tempo realizou o sonho de ser mãe. Moradora do bairro Alphaville Flamboyant, em Goiânia, deu à luz a Nicolas. O pequeno está com sete meses e mamou no peito da mãe exclusivamente nos primeiros seis. Renata conta que, desde o primeiro momento, o filho foi alimentado com seu leite e por isso está saudável. 

“Ele realmente desenvolveu bem mais que os outros que eu conheço. De cinco mães que tenho mais contato, a maioria delas, três, deram fórmula para seus filhos. Nicolas hoje está muito mais desenvolvido de tamanho, peso e proatividade, brincando, já balbuciando pequenas palavrinhas e querendo andar.”

O aleitamento materno, segundo o Ministério da Saúde, é a única estratégia que, isoladamente, pode reduzir em até 13% as mortes de crianças de até cinco anos por causas evitáveis. A coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, que é referência em Goiás, Renata Machado, explica porque esse alimento é tão necessário. 

“É comprovado que bebês amamentados no peito adoecem menos, e quando adoecem, raramente morrem. São crianças com menos riscos de infecções e alergias e com melhor desenvolvimento neuronal.”


A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde, até os dois anos ou mais, sendo nos primeiros seis meses somente o leite do peito. A amamentação ajuda a desenvolver a fala, a dentição e até a inteligência da criança. Além disso, o ato de amamentar ajuda a criar vínculo entre membros da família. É o que explica Cynara Porto, médica neonatologista e assessora técnica da Secretaria de Saúde de Goiás. 

“Quando a mulher está grávida, a família toda está junto. O pai precisa acompanhar a mãe no pré-natal para que ele se envolva, porque ele é fundamental junto com ela para criar um elo. Depois que nasce, ela deve colocar o bebê para amamentar, o pai, a rede familiar estar junto e o Banco de Leite Humano estarem juntos, para que a amamentação se fortaleça.”

De primeiro a sete de agosto é celebrada a Semana Mundial da Amamentação. Em Goiás, a programação principal ocorrerá neste sábado, três de agosto, no Parque Flamboyant. O evento conta com a participação especial da Orquestra Filarmônica e a presença da primeira-dama Maria das Graças de Carvalho Caiado. Também haverá tendas expostas para atender a comunidade sobre assuntos de saúde.  

A amamentação é uma das formas mais econômicas e eficazes de contribuir para a redução da taxa de mortalidade infantil. Por isso, incentive as mulheres que você conhece a amamentarem seus filhos. Incentive a família, alimente a vida. Para mais informações, acesse saude.gov.br

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet