Notícias / Meio Ambiente

30/07/19 às 11:11 / Atualizada: 30/07/19 às 12:19

Turistas flagram botos 'pescando' às margens do Rio Araguaia; veja o vídeo

Em outro vídeo, moradores mostram um boto que foi morto por uma onça.

G1 Mato Grosso

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Turistas flagram botos 'pescando' às margens do Rio Araguaia; veja o vídeo

Turistas flagram botos 'pescando' às margens do Rio Araguaia em Mato Grosso

Foto: Ana Gabriela Rodrigues Napolitano/Arquivo pessoal

Dois botos foram vistos 'pescando' na tarde de domingo (28) às margens do Rio Araguaia, em Barra do Garças. Segundo especialistas, essa cena é comum na região.
 
Um vídeo gravado por Ana Gabriela Rodrigues Napolitano, 12 anos, mostra quando os botos se aproximam da praia para pegar os peixes que estão em volta.
 
A adolescente estava passando o final de semana em um rancho, com a família, quando eles se aproximaram. Segundo a mãe da menina, Jackeline Guimarães, essa não é a primeira vez que eles aparecem.
 
"Dessa vez, ela estava na beira da água e eles chegaram bem perto, assim, minha filha conseguiu filmar", contou.
 
Segundo Dilermando Pereira, que é professor de ecologia da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Araguaia, nesta época do ano, com menor volume de água no rio, em razão da seca, os botos aproveitam a concentração de peixes em alguns poços, para se alimentar.
 
Ele explica ainda que esse comportamento de chegar perto dos bancos de areia é específica do boto do Araguaia, que é uma espécie diferente do boto da Amazônia.
 
"Essa é uma espécie genuinamente brasileira, adaptada ao ecossistema do Araguaia e que tem o costume de nada em locais mais rasos e a se aproximar dos bancos de areia", afirmou.
 
Espécie é monitorada por pesquisadores — Foto: Instituto Araguaia/ Divulgação
Espécie é monitorada por pesquisadores — Foto: Instituto Araguaia/ Divulgação
 
Ameaça de extinção
 
Porém, imagens tão bonitas quanto as do vídeo podem acabar, segundo o especialista. Isso porque o boto do Araguaia é uma espécie ameaçada de extinção.
 
Além do fato de existirem apenas cerca de 1500 exemplares da espécie, o que tem dificultado a reprodução, a instalação de usinas hidrelétricas e a construção das barragens no Rio Araguaia, também tem colocado a existência desses botos em risco.
 
Boto é morto por onça às margens do Rio Araguaia em MT
Boto é morto por onça às margens do Rio Araguaia em MT
 
Predação natural
 
Diferentemente da predação dessas espécies por fatores econômicos, alheios ao ecossistema, os botos fazem parte de cadeia alimentar de predadores naturais, assim como os peixes são os alimentos deles.
 
Em outro vídeo enviado pelo professor a UFMT e gravado por moradores da região, é possível ver um boto que foi morto por uma onça. Ele está à margem do rio e, na areia, é possível ver as pegadas que ela deixou.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet