Notícias / Nacional

26/07/19 às 07:14

'Justiça dará boa punição', afirma Jair Bolsonaro sobre criminosos que teriam invadido celulares de autoridades

Declaração foi dada durante transmissão ao vivo nas redes sociais do presidente

De Brasília repórter Cintia Moreira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
'Justiça dará boa punição', afirma Jair Bolsonaro sobre criminosos que teriam invadido celulares de autoridades

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (25) que a justiça brasileira "dará uma boa punição" aos supostos hackers que teriam invadido os aparelhos celulares de mais mil pessoas. O presidente está entre as vítimas da ação dos criminosos, presos pela Polícia Federal na última terça-feira (23).

“O Brasil é um país com Lei. Esse pessoal, ao se confirmar tudo que está divulgado, tem que ser responsabilizado. Da minha parte, não tenho a menor preocupação com a invasão no meu telefone, porque no que é estratégico para o Brasil nós conversamos pessoalmente aqui. É um crime a invasão dos telefones e, com toda certeza, a Justiça brasileira dará conta de uma boa punição para esse pessoal”, disse o presidente.

A fala de Bolsonaro foi dada durante a transmissão ao vivo nas redes sociais, que habitualmente ocorre às quintas-feiras. Além do presidente, informações divulgadas pelo portal G1 apontam que os aparelhos celulares do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, teriam sido alvos de ataque de hackers. Como a investigação sobre esses atos criminosos corre em sigilo, a Polícia Federal não confirma nenhuma dessas invasões.

Nas últimas semanas, outros nomes ligados ao governo também sofreram ataques virtuais, como a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O doutor em Direito Digital pela USP, Marcelo Bulgueroni, explica que o ataque é direcionado para que o criminoso tenha acesso ao código de autenticação, uma espécie de senha que usuário recebe via SMS na hora de ativar o WhatsApp ou o Telegram em um aparelho novo.

Marcelo Bulgueroni afirma que os hackers fazem uma simulação de chamada do próprio número, usando um sistema digital de voz. Quando o Telegram faz a confirmação, manda o código por SMS, mas o número de segurança do usuário também pode ser recebido via ligação. Para se prevenir de ataques como esse, Bulgueroni recomenda a ativação da confirmação em duas etapas.

“Isso é uma configuração que está dentro logo da configuração de conversas do WhatsApp, do Telegram também, e, quando a pessoa ativa esta confirmação em duas etapas, ela pede um endereço de e-mail e que ela cadastre um PIN (código) de seis dígitos. Ela vai colocar esta senha, tem que ser uma coisa que ela lembre com facilidade, e toda vez que alguém tentar ativar de novo o WhatsApp ou o Telegram em um outro aparelho, não vai só pedir esse SMS. Vem o SMS ou a tentativa de ligação, mas também pede o PIN da pessoa, que só ela sabe porque cadastrou”, conta.

Em nota, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, informou que não utiliza o aplicativo Telegram e que teve conhecimento de um suposto hackeamento pela imprensa.

Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse em nota que recebeu a informação de que o aparelho de celular teria sofrido tentativa de hackeamento. Afirmou ainda que "embora tranquilo", manifesta indignação com a invasão de privacidade e ressalta que ações criminosas como essa "representam uma afronta aos Poderes da República e à população brasileira".

Em nota oficial, o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, afirmou que foi comunicado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, de que o "material obtido vai ser descartado para não devassar a intimidade de ninguém".

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet