Notícias / Saúde

19/07/19 às 10:11

Ministério da Saúde afirma que não existe desabastecimento de medicamentos

O ministério anunciou que está em fase de suspensão de dezenove Parcerias de Desenvolvimento Produtivo.

De Brasília repórter Janary Bastos Damacena

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ministério da Saúde afirma que não existe desabastecimento de medicamentos

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou que está em fase de suspensão de dezenove Parcerias de Desenvolvimento Produtivo. A etapa atual permite que os laboratórios públicos apresentem medidas para reestruturar o cronograma de ações e atividades. Então, para garantir o abastecimento da rede pública, o Ministério da Saúde vem realizando a compra dos medicamentos por outros meios previstos na legislação. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, a medida não afeta o atendimento à população. 

“Tem que ficar muito claro para a população de que isso não ocorre porque em mais 80% dessas parcerias que foram suspensas não existe aquisição de medicamento no momento. O Ministério da Saúde não adquire medicamentos ainda, são contratos futuros. O processo hoje que existe de aquisição de medicamento para disponibilizar para a população, principalmente para os doentes crônicos de uso contínuo, isso já ocorre. Já está no fluxo natural por outras vias de aquisição desse medicamento”.

Segundo o secretário Denizar Vianna, essa é uma medida normal e recomendada pelos órgãos de controle e está prevista no marco regulatório das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo, sendo que toda e qualquer parceria que estiver em desacordo é suspensa para avaliação.

“Dentro do rito normal dessas parcerias para o desenvolvimento produtivo está previsto alguma suspensões temporárias para reavaliação. Isso pode ser demandado por um órgão de controle, por exemplo, o Tribunal de Contas da União, para que isso seja revisto e possa voltar ao rito normal. Foi uma suspensão e não um cancelamento”.

As Parcerias de Desenvolvimento Produtivo preveem transferência de tecnologia de um laboratório privado para um público, com o objetivo de fabricar um determinado produto em território nacional. O Ministério da Saúde coordena o processo e utiliza seu poder de compra para apoiar a produção nacional de produtos considerados estratégicos para o SUS. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet